YouTube tira do ar programa Oeste Sem Filtro, um dos preferidos dos bolsonaristas radicais

Na esteira dos desdobramentos da invasão e depredação das sedes dos três Poderes, ocorrida no último domingo, em Brasília, o YouTube proibiunesta segunda-feira (9 jan/22) a Revista Oeste de transmitir pelos próximos 15 dias, em seu canal na plataforma, o programa Oeste Sem Filtro.

Atualizado em 10/01/2023 às 13:01, por Redação Portal IMPRENSA.


Segundo comunicado da própria revista, que tem no conselho editorial os veteranos jornalistas J.R. Guzzo e Augusto nunes e pauta sua linha editorial pela defesa do "pensamento liberal-conservador", a justificativa para o veto foi conteúdo violento.
Crédito: Reprodução Participantes do programa Oeste Sem Filtros: banimento do YouTube por conteúdo violento
Para driblar a proibição, o programa passou a ser transmitido no perfil da Revista Oeste no Twitter (@RevistaOeste) e na plataformas Vimeo.com/RevistaOeste e Rumble.com/RevistaOeste.
Audiência bolsonarista

O programa Oeste Sem Filtro estreou em novembro último com apresentação de Paula Leal, editora do site da Oeste, e participação dos comentaristas Augusto Nunes, Ana Paula Henkel e Guilherme Fiuza, que até então estavam entre as principais atrações do programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan.
Transmitido ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 17h45 às 19h30, o programa Oeste Sem Filtro atraiu a audiência bolsonarista convicta da tese de fraude nas eleições brasileiras, que teria ficado desapontada com as mudanças promovidas na Jovem Pan após a vitória de Lula.
Assim, no mesmo dia que o YouTube desmonetizou o canal da Jovem Pan na plataforma por violação de políticas internas de combate a desinformação, o trio que atuava em sua atração mais polêmica (e de maior audiência) estreou o programa Oeste Sem Filtro.
A atração vinha batendo sucessivamente a audiência do concorrente Os Pingos nos Is, da Jovem Pan. Na quinta-feira da semana passada, por exemplo, o debate sobre a suspensão das redes sociais dos comentaristas Paulo Figueiredo, Rodrigo Constantino e Guilherme Fiuza reuniu mais de 114 mil espectadores. No mesmo dia, o pico de audiência do Os Pingos Nos Is teria sido de 42,1 mil visualizações simultâneas no YouTube.