Presente simbólico
Os mais de 80 mil posts publicados desde 2004 pela redação de IMPRENSA voltam ao mundo digital
6 de janeiro, Dia de Reis, o Portal IMPRENSA volta com seu acervo revitalizado e sua base de dados normalizada, após um enorme trabalho, minucioso e invisível, da equipe do MPJ (Mais pelo Jornalismo), sob a liderança da Fernanda Lara.
Os mais de 80 mil posts publicados desde 2004 pela redação de IMPRENSA voltam ao mundo digital, um mundo tão vasto quanto efêmero, em que dados se perdem com tanta facilidade, assim como foram gerados. Muitas vezes, não temos mais o lastro das fontes, ou o texto original, pois o link oferecido já foi extinto.
O acervo não é apenas um vestígio do passado, um conjunto de registros encerrados no tempo. Ele constitui uma dimensão essencial do presente, pois é a partir da memória acumulada que construímos nossa compreensão do mundo e orientamos as escolhas que projetamos.
Do contrário, é como estar no mundo sem memória. Uma imprensa privada de passado não pode exercer plenamente sua função pública. Exigir dela responsabilidade, contexto e espírito crítico nessas condições seria como esperar lucidez de alguém que vive sob o apagamento da memória, algo como um Alzheimer institucional.
Em tempo, um tema que precisa ser debatido é o acervo digital da imprensa brasileira, que hoje está sob a tutela de empresas internacionais e armazenado em gigantes servidores, chamados, de forma poética e irônica, de nuvem. Diferentemente da imprensa impressa, cujo patrimônio conta com a garantia da Biblioteca Nacional, além de acervos privados e bibliotecas locais, o jornalismo digital não dispõe das mesmas estruturas institucionais de preservação. Essa situação levanta preocupações sobre a memória histórica, o acesso público e a segurança de longo prazo da produção jornalística brasileira.
Recebemos hoje um destes presentes simbólicos, um acervo robusto de interesse público da imprensa brasileira do qual somos responsáveis, representado pela data que comemora a remota chegada dos Reis Magos do Oriente para entregar presentes que manifestam sabedoria, solidariedade e esperança. ◼





