Youtube é usado em campanha presidencial australiana
Youtube é usado em campanha presidencial australiana
Há alguns meses, os políticos australianos arrumaram um novo modo de se reportar aos seus jovens leitores, utilizando o site de vídeos Youtube. No entanto, a iniciativa pode não ter o resultado esperado nos meses que antecedem as próximas eleições.
Segundo informações da Reuters, a mais recente incursão do primeiro-ministro, John Howard, no Youtube, cujo objetivo era convencer os jovens do país a experimentar a vida militar, terminou em emboscada por uma paródia em vídeo lançada apenas algumas horas depois que ele veiculou o vídeo oficial.
"Eu preciso trabalhar muito para poder bancar uma universidade que teve suas verbas cortadas para que você pudesse gastar bilhões a fim de combater em uma guerra que sabia ser baseada em uma mentira", comentou um internauta que usa o apelido Travturner.
Em outra ocasião, o primeiro ministro postou um vídeo em que contestava as credenciais econômicas do Partido Trabalhista, seu opositor, e enfatizava suas realizações na questão ambiental, tendo também recebido críticas de usuários momentos após a postagem.
Quem também aderiu ao Youtube para passar sua mensagem - e foi alvo de contestações - foi o jovem líder da oposição australiana, Kevin Rudd. Depois do sucesso do site de vídeos na corrida presidencial norte-americana, onde conteúdos ousados apoiando pré-candidatos como Barack Obama e Hillary Clinton conquistaram espaço valioso na imprensa, Rudd usou o Youtube para sua veicular um vídeo no qual um sósia de Howard dorme em lugar de combater as alterações climáticas.
Em resposta ao post, o Partido Verde, que se opõe a ambos os candidatos dominantes, exibiu um vídeo no site que mostra Rudd e Howard na cama com a indústria de carvão.






