Yoaní Sanchez, blogueira cubana impedida de viajar aos EUA, entrevista Barack Obama
Yoaní Sanchez, blogueira cubana impedida de viajar aos EUA, entrevista Barack Obama
A jornalista cubana Yoaní Sanchez, autora do Generation Y, entrevistou o presidente norte-americano Barack Obama. Homenageada com o prêmio de jornalismo Maria Moore Cabot, da Universidade de Colúmbia, Yoaní foi impedida pelo regime da ilha de viajar para os Estados Unidos para a premiação.
| Divulgação |
| Yoaní Sanchez |
Yoaní - também colunista da revista IMPRENSA - fez perguntas duras à Obama. Em uma delas, por exemplo, questionou se os Estados Unidos poderão renunciar ao uso da força militar como forma de acabar com as diferenças entre os dois países, e se a carência tecnológica da ilha é fruto do embargo americano ou é responsabilidade exclusiva do governo cubano.
Segundo o presidente americano, "os Estados Unidos apoiam é um maior respeito aos direitos humanos e às liberdades políticas e econômicas, e se une às esperanças de que o governo responda às aspirações de sua gente de disfrutar da democracia e de poder determinar o futuro se Cuba livremente".
Obama declarou que sua administração deu passos importantes para promover a livre informaçãoproveniente e dirigida ao povo cubano, particularmente mediante novas tecnologias. "Temos possibilitado a expansão dos laçoes das telecomunicações para acelerar o intercâmbio entre o povo de Cuba e o mundo exterior (...) Isto não ocorrerá de um dia para outro, nem tampouco poderá ter plenos resultados sem atos positivos do governo cubano".
Perguntado se estaria disposto a visitar Cuba, Obama disse que isso acontecerá "quando o povo cubano puder gozar dos mesmos direitos e oportunidades que goza o resto do povo do continente".
Leia mais






