Yoani Sánchez afirma que reaproximação com os EUA pode ser "frustrante" para cubanos

A jornalista e diretora do meio digital independente 14ymedio, Yoani Sánchez, afirmou nesta quinta-feira (2/7), durante um fórum em Madri, na Espanha, que a reaproximação de Cuba com os Estados Unidos pode ser ruim para o povo local.

Atualizado em 02/07/2015 às 14:07, por Redação Portal IMPRENSA.

meio digital independente , , afirmou nesta quinta-feira (2/7), durante um fórum em Madri, na Espanha, que a reaproximação de Cuba com os Estados Unidos pode ser ruim para o povo local.

Crédito:Wikimedia commons Jornalista acredita que cubanos podem se frustar com reaproximação do país com os EUA
Segundo a EFE, ela disse que existe uma grande expectativa com as mudanças que podem ocorrer no país, depois que o contato com o governo americano foi restabelecido. Mas, para a jornalista, os problemas de Cuba são “profundos demais”.

Ela alegou ainda que o atual momento entre os governos pode significar um progresso para a liberdade. Em seu discurso no evento, a jornalista disse que o dia em que as relações diplomáticas entre os países foram retomadas, os “cubanos se encheram de esperança”, mas “desde então os cubanos não tiveram mais comida no prato, nem mais dinheiro no bolso”.
Apesar da pouca influência americana em Cuba, a blogueira afirmou que estão surgindo alguns movimentos cívicos e, atualmente, as pessoas estão denunciando mais os atos de abusos de poder.

A dissidente cubana explicou ainda que no país existe uma “televisão clandestina” que muita gente compartilha informação por discos rígidos e denunciou que, para uma pessoa acessar a internet, precisa trabalhar durante uma semana completa.