Yeda Crusius rejeita proposta gratuita da EBC e opta em pagar para retransmitir TV Cultura

Yeda Crusius rejeita proposta gratuita da EBC e opta em pagar para retransmitir TV Cultura

Atualizado em 07/01/2010 às 08:01, por Redação Portal IMPRENSA.

A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), rejeitou proposta do poder público federal para que a TV educativa local, a TVE, retransmita a estatal TV Brasil, administrada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Segundo informou a Folha de S.Paulo , a política tucana opta em renovar o contrato pago com a TV Cultura, vinculada ao governo de São Paulo.

José Cruz/ABr
Yeda Crusius

Ao rejeitar a parceria com a TV Brasil, a TVE perde R$ 500 mil em produção de programas ao ano e aportes para a migração para o sinal digital. Além da baixa econômica, a decisão ainda leva a emissora a deixar sua atual sede, já que o prédio que ocupa pertence hoje à EBC.

De acordo com o presidente da TVE, Ricardo Azeredo, não há necessidade da parceria com a TV Brasil, já que a emissora "está muito bem servida" com a TV Cultura. Com a decisão da emissora paulista de incluir cobrança por suas retransmissões, o governo gaúcho terá de dispensar R$ 20 por ao mês pelo serviço.

O diretor jurídico da EBC, Luís Henrique Martins dos Anjos -responsável pela implantação do canal federal no Rio Grande do Sul - acredita em viés político na decisão da governadora. O executivo argumenta que a proposta feita à TVE inclui repasse de meio milhão a atrações e programas jornalísticos.

Martins ainda diz que a EBC também não paga para transmitir os principais programas da TV Cultura, o que também poderia ser feito pela TVE, caso optasse pelo acerto.Um dos pontos levantados é que a TV Brasil funcionaria, segundo o governo tucano, como um instrumento do governo Lula.

Leia Mais