Yasser Arafat: última carta a um amigo brasileiro
Yasser Arafat: última carta a um amigo brasileiro
Última carta de Yasser Arafat ao deputado Jamil Murad, que embarcou para o Cairo (Egito) nesta quinta-feira, dia 11, na delegação oficial do governo brasileiro, para funeral do presidente da Autoridade Nacional Palestina.
À Sua Excelência, o Irmão Deputado Doutor Jamil Murad
Secretário Geral da Liga Parlamentar Brasil-Países Árabes
Sinceras Saudações,
É com muito apreço que escrevo esta carta ao caro irmão para expressar-lhe os meus sentimentos de profunda gratidão pela demonstração de grande apoio e solidariedade fraterna com o nosso povo.
Solidariedade esta personificada em Vossa generosa iniciativa de se pronunciar no Plenário da Câmara dos Deputados sobre o sofrimento dos reféns palestinos nas prisões israelenses.
Consideramos extremamente valiosa a vossa postura solidária, humana e nobre bem como a de todos os amigos da Liga Parlamentar Brasil-Países Árabes. Temos muito orgulho do Vosso importante papel no fortalecimento e estreitamento das relações Árabe-Brasileiras bem como da elevação dessa relações às mais altas posições.
Não posso deixar de mencionar todos os livres e amantes da justiça, liberdade e paz, solidários à luta legítima de nosso povo e à defesa dos mesmos em seu confronto com as formas mais repugnantes de isolamento racial.
Esperamos poder continuar contando com o Vosso apoio à nossa justa reivindicação de considerar nossos prisioneiros como prisioneiros de guerra e combatentes da liberdade que dever ser tratados de acordo com a Convenção de Genebra, e finalmente contamos com vosso apoio para que as direções das prisões israelenses parem de violar a dignidade humana de humilhar e de aplicar punições coletivas contra os prisioneiros palestinos, para que os mesmos sejam libertados conforme acordos assinados. Contamos com sua solidariedade para que a ocupação e colonização de nossa terra e sítios sagrados por parte de Israel cheguem ao fim, para que possamos praticar nosso legítimo direito à autodeterminação e estabelecer o Estado palestino independente com a Sagrada Jerusalém como capital.
Gostaríamos de reiterar nossos sentimentos de gratidão, desejando-lhe muita saúde e felicidade, assim como ao Vosso respeitado partido (Partido Comunista do Brasil), dirigentes, quadro administrativo e membros e a Vossa respeitável Liga.
Desejamos, também, constante êxito ao serviço dos objetivos de vosso povo e as questões relativas a paz, justiça e liberdade da nossa região e do mundo inteiro.
(manuscrito pelo presidente) Juntos até a sagrada Jerusalém com a ajuda de Deus.
Ramallah, 30 de agosto de 2004
Yasser Arafat
Presidente do Estado da Palestina
Chefe da Comissão Executiva da Organização para a Libertação da Palestina
Presidente da Autoridade Nacional Palestina






