Yahoo! divulga carta criticando intenções de acionista que quer reformar o portal

Yahoo! divulga carta criticando intenções de acionista que quer reformar o portal

Atualizado em 01/07/2008 às 11:07, por Redação Portal IMPRENSA.

O Yahoo! divulgou, na última segunda-feira (30), uma carta enviada a seus acionistas na qual ataca o magnata Carl Icahn, um de seus principais investidores, acusando-o de propor reformas que podem colocar em perigo o futuro do portal.

"As reivindicações do senhor Icahn (que controla 4% do portal) ou são bem discutíveis, ou ameaçam a capacidade da companhia de implementar seu plano estratégico", afirma a empresa na nota, emitida um mês antes da próxima reunião geral de acionistas.

O comunicado acrescenta que o atual conselho de administração "sempre se centrou, e continuará fazendo isso, em maximizar o lucro dos acionistas do Yahoo!", cujas ações caíram 3,14% na Bolsa de Nova York ontem.

A mensagem lembra que a Microsoft já retirou sua oferta de compra sobre o Yahoo!, defendida antes por Icahn, que inclusive pede a saída do executivo-chefe e co-fundador da firma de internet, Jerry Yang, e oferece sua própria lista de candidatos para substitui-lo.

O Yahoo! sustenta que o acordo que fez com o Google, seu maior concorrente, em resposta à oferta da Microsoft, representará receita adicional entre US$ 250 milhões e US$ 450 milhões apenas nos 12 primeiros meses.

Eric Jakson, que representa um amplo grupo de acionistas do Yahoo!, propôs, há duas semanas, uma terceira via para reformar o conselho de administração que combine membros atuais com outros propostos por Icahn.

Jakson sugeriu, concretamente, que o órgão do governo da empresa mantenha cinco dos diretores existentes e incorpore quatro dos recomendados pelo milionário, que defendeu nos últimos meses uma renovação total do conselho.

"Devemos aceitar a realidade e escolher o conselho que faça o melhor trabalho possível perante a situação na qual nos encontramos, embora seja uma situação desagradável, como é o caso", acrescentou.

Com informações da EFE

Leia mais