Wordpress desativa blog acusado de possuir conteúdo criminoso

Wordpress desativa blog acusado de possuir conteúdo criminoso

Atualizado em 05/05/2008 às 16:05, por Redação Portal IMPRENSA.

O Wordpress desativou, no último fim de semana, o blog com conteúdo supostamente criminoso que colocaria em risco o acesso ao serviço no Brasil. O portal mudou seus termos de uso e deletou essa e outras páginas enquadradas em casos semelhantes.

A partir de agora, o contrato de uso do site contém a seguinte cláusula, em tradução livre: "Ao disponibilizar conteúdo, você afirma e garante que: (...) seu blog não tem um nome que possa fazer com que seus leitores pensem que você é outra pessoa ou empresa. Por exemplo, a URL ou o nome de seu blog não têm o nome de uma pessoa que não seja você mesmo, ou de uma empresa que não seja a sua".

Isso porque, em cumprimento a uma determinação de um juiz da 31ª Vara Civil de São Paulo, para fazer o embargo a esse blog específico, hospedado no Wordpress, os provedores afirmavam que teriam que proibir o acesso a todo o portal.

Mesmo assim, o advogado do Wordpress nesse caso, Marcel Leonardi, entrou na Justiça afirmando que era possível tomar algumas medidas, para que apenas o blog acusado fosse tirado do ar, e não o site como um todo.

Como o caso corre em segredo de Justiça, não há informação oficial sobre o crime que causou o pedido de bloqueio do blog. No entanto, Leonardi afirma que o bloqueio foi decretado em razão de ofensas feitas a uma mulher na página, em que um usuário teria criado o blog com o nome da vítima e utilizado o site para postar ofensas a ela.

O advogado afirma também que deve enviar à Justiça, ainda nesta segunda-feira (5), uma petição informando sobre o procedimento realizado pelo Wordpress, o que, segundo ele, pode tirar a empresa do processo e afastar o risco de embargo total ao serviço no Brasil. No entanto, o processo contra o autor do blog continua.

As informações são da Folha Online.

Leia mais: