William Bonner lidera categoria de prêmio dos destaques do Twitter em 2009

William Bonner lidera categoria de prêmio dos destaques do Twitter em 2009

Atualizado em 22/01/2010 às 16:01, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

Por

O fenômeno Twitter, serviço de microblog que possui mais de cinquenta milhões de usuários e que foi cotado pela revista Times para encabeçar a lista de personalidade do ano de 2009, deu origem ao , premiação que reconhece seus usuários de mais destaque com base em seu histórico de tweets.

TV Globo/João Miguel Jr.
William Bonner

O prêmio, criado pela Sawhorse Media, uma empresa norte-americana especializada em sondagens e pesquisas na Internet, está em sua segunda edição e, tendo como base o ano de 2009, muitos brasileiros estão entre indicados das 27 categorias.

Na categoria "Jornalismo", por exemplo, o âncora do "Jornal Nacional", William Bonner, é o segundo na lista de indicados. Ao saber da indicação, o jornalista comentou em seu perfil no Twitter que conhecia a premiação, mas ficou surpreso por estar tão bem colocado. "Tá, eu vi que vocês estavam votando nesse prêmio. Mas nunca imaginei estar como favorito numa votação mundial! Obra da TMTB, claro...", comentou.

Reprodução
Algumas das categorias do Shorty Awards

O perfil criado por habitantes do Rio de Janeiro para avisar sobre fiscalização da Lei Seca lidera na categoria "News". Ao saber de uma blitz ou barreira policial, um usuário indicava um tweet ao perfil que era usado por potenciais infratores para escapar da fiscalização.

Em "Política", a categoria é quase que totalmente liderada por perfis de usuários brasileiros. O primeiro lugar é do perfil do site VoteBrasil; o segundo, do vereador Paulo Messina (PV-RJ); e em quarto está o Políticos do Brasil, do jornalista Fernando Rodrigues.

Na parte de entretenimento, as cantoras Claudia Leite e Ivete Sangalo disputam as primeiras posições de mais de cinco categorias do prêmio.

Para indicar um perfil, o usuário do microblog precisa enviar um tweet dizendo "I nominate @TwitterUser for a Shorty Awards in #category because...". De acordo com o blog do Link, as justificativas são obrigatórias, uma vez que, sem elas, o voto não é computado. Além de indicar, o usuário pode criar categorias e, caso a categoria se torne popular, a comissão a torna oficial.

Após considerar as indicações do público, serão selecionados os cinco mais votados, para que então uma comissão - autodenominada The Real-Time Academy Of Short Forms Of Arts & Science (Academia de Formas Curtas de Artes e Ciências em Tempo-Real, em livre tradução) - escolherá os vencedores. Entre os juízes, estão empresários, pesquisadores, jornalistas e músicos.

Não há restrições; basta que a conta do usuário votante não seja "privada", posto que os votos precisam ser declarados publicamente. Os vencedores serão convidados a receber o prêmio na cidade de Nova York, EUA.

Leia mais