Wikipedia foi censurada para evitar vazamento sobre sequestro de jornalista do NYT
Wikipedia foi censurada para evitar vazamento sobre sequestro de jornalista do NYT
Wikipedia foi censurada para evitar vazamento sobre sequestro de jornalista do NYT
A fuga do jornalista norte-americano David Rohde de seu cativeiro, no Afeganistão, pode ter dado certo em parte pela censura à enciclopédia colaborativa online Wikipedia. Sequestrado por talibãs em novembro de 2008 na fronteira com o Paquistão, o jornalista do New York Times conseguiu fugir após sete meses detido.
O jornal decidiu manter sigilo sobre o sequestro por temer que membros do grupo extremista soubessem da importância do repórter nos Estados Unidos, e colocassem sua vida em risco durante as negociações. Trinta e cinco veículos de comunicação concordaram em manter silêncio.
No entanto, na Wikipedia era cada vez mais difícil controlar as informações, informou o site Geek. Os editores da enciclopédia online decidiram colaborar com o New York Times , e passaram a apagar qualquer citação sobre o sequestro do jornalista.
Richard Perez-Pena, repórter do New York Times , afirmou em nota que "por várias vezes os usuários publicaram atualizações sobre o sequestro na página de Rhode da Wikipédia, apenas para tê-las apagadas. Muitas vezes a página foi paralisada para prevenir edições - um jogo de gato e rato que claramente irritou as pessoas que estavam tentando espalhar a notícia do ocorrido".
"Nós só conseguimos ajudar realmente porque a informação não apareceu em nenhum lugar que poderíamos considerar como fonte confiável. Teria sido muito difícil se isso tivesse acontecido", explicou o co-fundador da Wikipédia Jimmy Whales. Segundo ele, o argumento para a censura das informações era que as fontes não eram confiáveis.
Leia mais






