Wikipedia e mais oito instituições processam EUA por "vigilância em massa" na internet

Nesta terça-feira (10/3), a Wikimedia Foundation, administrada pela enciclopédia Wikipedia, processou o governo norte-americano e a Agência de Segurança Nacional (NSA) por vigiar a internet "em massa" para acessar milhares de documentos de cidadãos dentro e fora do país.

Atualizado em 10/03/2015 às 19:03, por Redação Portal IMPRENSA.



Crédito:Divulgação Wikipedia e mais oito organizações querem punição por vigilância em massa na internet
De acordo com EFE, a denúncia foi apoiada por outras oito organizações, entre elas Human Rights Watch (HRW), Anistia Internacional (AI) e a ONG Escritório de Washington para a América Latina (WOLA), e apresentada na Corte do Distrito de Maryland.

Os litigantes exigem que o tribunal considere "ilegal" a "vigilância em massa" da NSA a americanos e outros cidadãos do mundo. Além disso, a ação exige que o governo dos EUA elimine de sua base de dados todas as comunicações supostamente interceptadas ilegalmente.
Os autores da petição consideram que a "vigilância em massa" viola a Constituição dos EUA, especialmente as emendas referentes à liberdade de culto, de expressão, de imprensa, assim como a proibição de apreensões irracionais, que neste caso seriam de dados.