Wikipédia bloqueia mais de 300 contas de editores pagos para promover interesses
A enciclopédia online Wikipédia bloqueou recentemente 381 contas de editores que foram utilizadas para acrescentar ou modificar informações na versão inglesa em troca de remuneração, informou o blog de sua fundação, .
Atualizado em 03/09/2015 às 10:09, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Reprodução Enciclopédia prega a neutralidade para bloquear editores
Segundo a AFP, os editores envolvidos foram questionados por aceitar ou pedir dinheiro para promover interesses na Wikipédia sem revelar sua afiliação. A medida supõe uma violação das regras de uso da enciclopédia.
Ao todo, 210 artigos criados pelas contas apontadas foram excluídos. Grande parte dos textos eram relacionados a empresas, empresários ou artistas. De acordo com o Wikimedia, as publicações tinham "natureza promocional", com informações parciais, sem fontes e, inclusive, potencialmente contra os direitos de autor.
O conteúdo da Wikipédia pode ser produzido por qualquer internauta e a maioria dos editores são voluntários. Porém, o site solicita aos editores que divulguem suas fontes vínculos com a empresa ou pessoa sobre a qual escrevem.
"A neutralidade é a chave para garantir a qualidade da Wikipédia", destacou a Wikimedia em sua mensagem no blog. "Embora não ocorram muito, edições pagas e não divulgadas podem representar um conflito de interesses sério", completou.





