Wikileaks não repassa documentos sobre diplomacia dos EUA para The New York Times

Wikileaks não repassa documentos sobre diplomacia dos EUA para The New York Times

Atualizado em 29/11/2010 às 17:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Wikileaks não repassa documentos sobre diplomacia dos EUA para The New York Times

A parceria do jornal The New York Times com o site Wikileaks para publicação de informações secretas reveladas pela organização parece não ter sido concretizada na série de documentos divulgados desde o último domingo (28) sobre a diplomacia dos Estados Unidos.

Desta vez, o Times não recebeu os documentos diretamente do Wikileaks, exigindo o repasse dos mesmos pelo jornal britânico The Guardian , segundo informa o blog Cutline, do Yahoo.

"Nós pegamos os documentos do Wikileaks e demos uma cópia ao NYT ", afirmou o editor de investigações do Guardian , David Leigh. A informação foi confirmada pelo blog ao receber email nesta segunda-feira (29) do editor executivo do Times , Bill Keller, sobre o assunto.

O jornal nova-iorquino participou de parceria com a organização fundada por Julian Assange nos últimos dois vazamentos de mais de 400 mil documentos do exercito norte-americano sobre as guerras no Afeganistão e Iraque.

Publicaram os dados obtidos pelo Wikileaks, além do NYT , os jornais El País , da Espanha, Le Monde , da França, The Guardian , do Reino Unido, e a revista alemã Der Spiegel .

A razões para a exclusão do Times do grupo de veículos propostos para o recebimento dos dados ainda não está clara, mas uma cobertura crítica do jornal sobre o Wikileaks é apontada como possibilidade.

Keller, em encontro com leitores, também distanciou o NYT dos trabalhos realizados pela organização. "O Times não tem nenhum controle sobre o Wikileaks, onde consegue seu material, o que é divulgado e de que jeito. A decisão de publicar arquivos militares secretos em um site aberto ao público foi do Wikileaks, não nossa", afirmou.

Segundo declarações em julho do repórter Eric Schmitt, do NYT , "não havia nenhuma parceria ou colaboração com Julian Assange. Era uma relação de fonte. Ele está fazendo parecer como um empreendimento jornalístico entre Wikileaks, New York Times , The Guardian e Der Spiegel , e isso não é verdade".

Em outubro passado, Assange criticou o diário em entrevista, acusando-o de "falta de profissionalismo" após publicar artigo sobre o fundador.

Leia mais

-