Wikileaks não repassa documentos sobre diplomacia dos EUA para The New York Times
Wikileaks não repassa documentos sobre diplomacia dos EUA para The New York Times
Wikileaks não repassa documentos sobre diplomacia dos EUA para The New York Times
A parceria do jornal The New York Times com o site Wikileaks para publicação de informações secretas reveladas pela organização parece não ter sido concretizada na série de documentos divulgados desde o último domingo (28) sobre a diplomacia dos Estados Unidos.
Desta vez, o Times não recebeu os documentos diretamente do Wikileaks, exigindo o repasse dos mesmos pelo jornal britânico The Guardian , segundo informa o blog Cutline, do Yahoo.
"Nós pegamos os documentos do Wikileaks e demos uma cópia ao NYT ", afirmou o editor de investigações do Guardian , David Leigh. A informação foi confirmada pelo blog ao receber email nesta segunda-feira (29) do editor executivo do Times , Bill Keller, sobre o assunto.
O jornal nova-iorquino participou de parceria com a organização fundada por Julian Assange nos últimos dois vazamentos de mais de 400 mil documentos do exercito norte-americano sobre as guerras no Afeganistão e Iraque.
Publicaram os dados obtidos pelo Wikileaks, além do NYT , os jornais El País , da Espanha, Le Monde , da França, The Guardian , do Reino Unido, e a revista alemã Der Spiegel .
A razões para a exclusão do Times do grupo de veículos propostos para o recebimento dos dados ainda não está clara, mas uma cobertura crítica do jornal sobre o Wikileaks é apontada como possibilidade.
Keller, em encontro com leitores, também distanciou o NYT dos trabalhos realizados pela organização. "O Times não tem nenhum controle sobre o Wikileaks, onde consegue seu material, o que é divulgado e de que jeito. A decisão de publicar arquivos militares secretos em um site aberto ao público foi do Wikileaks, não nossa", afirmou.
Segundo declarações em julho do repórter Eric Schmitt, do NYT , "não havia nenhuma parceria ou colaboração com Julian Assange. Era uma relação de fonte. Ele está fazendo parecer como um empreendimento jornalístico entre Wikileaks, New York Times , The Guardian e Der Spiegel , e isso não é verdade".
Em outubro passado, Assange criticou o diário em entrevista, acusando-o de "falta de profissionalismo" após publicar artigo sobre o fundador.
Leia mais
-






