Wikileaks e Internet são indicados ao Prêmio Nobel da Paz de 2011

Wikileaks e Internet são indicados ao Prêmio Nobel da Paz de 2011

Atualizado em 02/03/2011 às 19:03, por Redação Portal IMPRENSA.

O site de vazamento de informações Wikileaks e a Internet integram a lista recorde de 241 indicados para o Prêmio Nobel da Paz de 2011, cujo vencedor será conhecido em outubro próximo, informou a agência Reuters nesta quarta-feira (2).
Entre os nomeados também estão a defensora dos direitos humanos afegã Sima Samar, a União Europeia, o ex-chanceler alemão Helmut Kohl, o dissidente cubano Oswaldo Paya, o grupo russo de direitos humanos Memorial e sua fundadora Svetlana Gannushkina.
Indicado pelo parlamentar norueguês Snorre Valen, o WikiLeaks divulgou milhares de documentos secretos da diplomacia mundial, sobretudo dos Estados Unidos. O fundador do site, Julian Assange, não-indicado ao Nobel, enfrenta um processo de extradição da Grã-Bretanha para a Suécia sob acusação de crimes sexuais. Ele se diz inocente e afirma temer uma eventual extradição para América. O juiz britânico já se pronunciou favorável à transferência de Assange ao país escandinavo. A defesa recorreu da decisão.
Já no caso da Internet, a rede é apontada como fator fundamental para a organização e divulgação de protestos democráticos contra ditaduras árabes, a exemplo do recente caso egípcio, onde Hosni Mubarak renunciou após 30 anos no poder por conta de forte pressão popular. Mas a pergunta, até agora não respondida, é a de quem vai receber o prêmio caso a rede mundial de computadores seja declarada vencedora. O prêmio é de 10 milhões de coroas suecas (equivalentes a 1,58 milhão de dólares).

Leia mais