Wikileaks contribuirá com mais quatro jornais na América Latina

Wikileaks contribuirá com mais quatro jornais na América Latina

Atualizado em 23/02/2011 às 10:02, por Redação Portal IMPRENSA.

O site Wikileaks expandiu sua atuação a América Latina e firmou acordo com mais quatro jornais: El Espectador , da Colômbia, Página 12 da Argentina, El Comercio , do Peru e La Jornada , do México. O site já tinha um acordo com os jornais brasileiros Folha de S.Paulo e O Globo , os quais já vêm publicando trechos de telegramas vazados pelo Wikileaks.
Os novos parceiros latinos de Assange dizem contar com mais de 20 mil telegramas e despachos diplomáticos, informa o site da BBC Brasil. Os documentos vazados foram produzidos principalmente nas embaixadas americanas dos respectivos países.
Para o jornal peruano, foram entregues 4 mil despachos diplomáticos a respeito da conjuntura política do Peru, a luta contra o narcotráfico, a situação econômica do país e também às relações entre Bolívia e Peru.
O colombiano El Espectador começou a publicar neste final de semana alguns dos 16 mil documentos diplomáticos que tratam das relações entre Colômbia e Venezuela.
Alguns deles podem ter forte influência na postura de dirigentes nacionais, que se pronunciarão com mais cautela a partir da divulgação dos despachos, afirma o professor Emilio Viano, da Universidade Americana, de Washington. Mas, também proporcionará a população maior acesso a informações valiosas para fiscalizarem melhor os políticos e pedirem "prestação de contas", acredita a professora de Ciências Políticas e Relações Internacionais da Universidade dos Andes, Sandra Borda.
Os quatro jornais da região que tiveram acesso aos despachos diplomáticos dizem tê-los analisado minuciosamente antes de publicá-los.
Em um comunicado, o Página 12 explicou que o seu acordo com o WikiLeaks se baseia "no direito de prestar informações aos cidadãos" e acrescentou que revelará "documentos e não verdades absolutas".


Leia Mais