WikiLeaks afirma desconhecer fonte de documentos sobre Afeganistão; Pentágono acusa militar
WikiLeaks afirma desconhecer fonte de documentos sobre Afeganistão; Pentágono acusa militar
Ao mesmo tempo em que o editor-chefe do site WikiLeaks, Julian Assange, afirma desconhecer quem enviou mais de noventa mil documentos sigilosos à organização sobre ações do Exército dos EUA no Afeganistão, o Pentágono declarou que um analista da inteligência militar do país é o principal suspeito pelo vazamento das informações.
"Nós nunca sabemos a fonte de um vazamento", disse Assange ao explicar que o site foi arquitetado de forma que a fontes dos dados recebidos fique no anonimato, de acordo com o Estadão.com.br
Para o Pentágono, segundo informa a CNN, o responsável pelo roubo das informações é Bradley Manning, de 22 anos, que teria acessado um sistema global militar restrito e feito o download dos documentos.
O acesso ao chamado Secret Internet Protocol Router Network, supostamente invadido por Manning, depende de senhas e até comprovações físicas. Mesmo assim, não teria sido suficiente para preservar os documentos.
Questionado sobre o motivo de tamanha restrição ao acesso à identidade das fontes que alimentam o WikiLeaks, Assange pontuou que o anonimato serve para protegê-las de agências de espionagem e de corporações hostis.
Leia mais






