WhatsApp anuncia queda de 70% em mensagens com alto potencial de desinformação
Depois de limitar, no começo de abril, o encaminhamento de mensagens para apenas uma pessoa ou grupo por vez, o WhatsApp informou nesta segunda (27) que houve redução de 70% na propagação de mensagens 'altamente encaminhadas'.
Atualizado em 27/04/2020 às 11:04, por
Redação Portal IMPRENSA.
A medida foi tomada para evitar a disseminação de desinformação e notícias falsas relacionadas à pandemia do novo coronavírus.
Embora tenha sido uma das ações mais contundentes do WhatsApp contra fake news, não foi a primeira vez que os responsáveis pelo aplicativo adotaram esse tipo de estratégia.
Em 2018, a plataforma restringiu os usuários de encaminhar uma mensagem para mais de cinco pessoas ou grupos ao mesmo tempo.
Em contrapartida, o Facebook, que detém o controle sobre o aplicativo de mensagens, tem sido acusado de não se esforçar o suficiente para evitar a propagação de fake news sobre o novo coronavírus.
Recentemente, por exemplo, a Consumer Reports, entidade dos Estados Unidos que atua na proteção dos direitos do consumidor, fez um teste e submeteu ao Facebook anúncios pagos com informações falsas sobre a pandemia. Todas as peças publicitárias foram aprovadas pelo sistema de análise de postagens patrocinadas que deveria coibi-las.
Após comprovar a falha da gigante digital, a Consumer Reports apagou as postagens antes de sua publicação.





