Website jornalístico foi pensado para o empoderamento das mulheres

Um produto editorialmente inserido em um contexto em que feminismo, questões de gênero e o empoderamento das mulheres se tornaram pautapública.

Atualizado em 20/12/2017 às 17:12, por Redação Portal IMPRENSA.

um contexto em que feminismo, questões de gênero e o empoderamento das mulheres se tornaram pauta pública. É o que idealizou Nathalia Rocha ao desenvolver o “Frida Diria”, seu trabalho de conclusão do curso de jornalismo na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP. Os bastidores desta “História de TCC” você conhece aqui.
Crédito: montagem com logo "Frida Diria" e foto de arquivo pessoal

Sobre o trabalho Durante a graduação, fiz iniciação científica sobre novos modelos de negócio no jornalismo no contexto de mídia digital. O objetivo era entender não só as novas formas de se fazer jornalismo, mas, a partir de algumas análises de caso, avaliar formas de monetização desses negócios. Para o TCC, resolvi unir valores e crenças políticas e sociais - meu interesse e envolvimento com o movimento feminista - à pesquisa que estava em curso. Daí nasceu, então, o Frida Diria, um portal colaborativo com notícias e discussões sobre feminismo e suas interseccionalidades (raça, questões LGBT, etc.).
Principais desafios ao longo da produção do TCC Embora tenha colocado o projeto no ar com relativa antecedência em relação ao período normalmente utilizado para elaboração do TCC, o tempo para colocar em prática as estratégias de monetização era um pouco curto, então resolvi trabalhar com um mínimo produto viável, apresentando o site e seu plano de negócios. Além disso, tratava-se de um trabalho que envolvia várias etapas: elaboração do site e do plano de negócios, produção de conteúdo, coordenação do trabalho das colaboradoras, edição dos textos, gestão do site. Tudo isso exige não só bastante disciplina, mas também um entendimento em relação à gestão, negócios e plataformas digitais que eu não havia visto ao longo da graduação - estes foram conhecimentos adquiridos durante o período da iniciação científica.
O significado dessa experiência Os conhecimentos adquiridos primeiramente com a iniciação científica e em seguida com o TCC me serviram para ampliar a visão que eu tinha em relação à área de Comunicação e me permitiram trabalhar com outras possibilidades para além do jornalismo tradicional. Foi uma experiência que me ajudou profissionalmente. Além disso, ter criado um site sobre feminismo e questões de gênero fez com que eu tivesse contato com discussões enriquecedoras do ponto de vista político e social e me permitiu entrar em contato com pessoas muito inspiradoras. O Frida Diria fez com que, em 2016, eu fosse convidada para um , uma experiência interessante porque pude não só abordar algumas das ideias com que havia tido contato, mas também conversar com outras mulheres envolvidas com projetos bem relevantes dentro da pauta feminista.
Conselhos para quem está fazendo o TCC agora Disciplina e planejamento são fundamentais. Comumente, o TCC é realizado no último semestre da graduação. Eu aconselho que pelo menos o planejamento desse trabalho se dê antes desse período. A escolha do tema também é bastante importante. O TCC é a chance que temos não só de colocar em prática aquilo que foi aprendido ao longo da graduação, mas também de o fazermos direcionado a temas que sejam de nosso interesse, o que gera aprendizado e portfólio.

Saiba mais: