Borgen, da Netflix, antecipou crise na Groenlândia, mas com sinais invertidos
Série dinamarquesa colocou ilha no centro de uma disputa internacional por petróleo
Borgen aborda alguns dos temas mais importantes da política internacional da atualidade (divulgação)
Pedro Venceslau*
A série dinamarquesa Borgen, da Netflix, tornou-se uma febre mundial e seduziu o público como uma versão parlamentarista, realista (e mais sofisticada) de “House of Cards”.
O sucesso foi tanto que a produção ganhou em 2022 uma continuação, chamada “Borgen - O Reino, o Poder e a Glória”. A 4ª temporada da série começou tratando de um tema que entraria na ordem do dia quatro anos depois, em 2026: a Groenlândia.
Para os não iniciados, a protagonista da trama é Birgitte Nyborg (Sidse Babett Knudsen), uma parlamentar brilhante que se torna a primeira mulher no cargo de primeira-ministra do país nórdico.
Em “Borgen - O Reino, o Poder e a Glória”, Birgitte aparece na iniciativa privada dez anos após deixar o comando da Dinamarca, mas logo volta ao governo, agora como ministra das Relações Exteriores.
Foi nesse cenário que a chanceler se deparou com uma crise sem precedentes após a descoberta de uma grande reserva de petróleo na Groenlândia que poderia gerar US$ 300 bilhões.
Alheia à euforia dos locais, a ministra prevê que isso pode ser um “problemão”. Sabemos então que empresas da Rússia são acionistas da petroleira do Canadá que planeja fazer a exploração do petróleo.
Ou seja: Putin é o vilão e está em conluio com a China. E, nesse caso, só os Estados Unidos podem salvar a pátria.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Ted Wayne (Andy Murray), alerta Birgitte:
Não podemos aceitar a presença da China numa área que consideramos crucial aos nossos interesses geopolíticos.
Ficha Técnica
Gênero: Drama político
Enredo: Ambientada nos bastidores do poder em Copenhague, acompanha a ascensão de Birgitte Nyborg ao cargo de primeira-ministra, focando em dilemas éticos, jogos de interesse, o funcionamento da democracia parlamentarista e o impacto da mídia.
Plataforma: Netflix
Temporadas: A quarta temporada foi lançada em 2022

*Pedro Venceslau é analista da CNN Brasil





