Washington voltou a pedir à Rússia que entregue Snowden aos Estados Unidos

Washington pediu novamente à Rússia, nesta quarta-feira (24/7), que devolva aos Estados Unidos o ex-consultor de inteligência Edward Snowden- considerado foragido - para que ele seja levado a julgamento.

Atualizado em 25/07/2013 às 10:07, por Redação Portal IMPRENSA.

pediu novamente à Rússia que entregue aos Estados Unidos o ex-consultor de inteligência Edward Snowden - considerado foragido - para que ele seja levado a julgamento.


Crédito:Divulgação EUA querem que a Rússia entregue Snowden para julgamento
Segundo a AFP, o secretário de Estado americano, John Kerry, telefonou para o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, após informações de que a Rússia havia permitido que Snowden deixasse a área de trânsito do aeroporto de Moscou e entrasse no país formalmente.


"Ele (Kerry) reiterou nossa crença de que Snowden precisa ser devolvido aos Estados Unidos, onde será submetido a um julgamento justo", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki.


Kerry também disse a Lavrov que o ex-agente "recebeu três acusações criminais, ele não é um ativista dos direitos humanos. Ele é alguém que foi acusado de vazar informação sigilosa e que a Rússia ainda pode fazer a coisa certa e facilitar sua volta".


Embora Washington ainda esteja "procurando se atualizar sobre o status exato" do paradeiro de Snowden, "qualquer movimento que lhe permita deixar o aeroporto será profundamente decepcionante", afirmou Jen.


Jay Carney, porta-voz da Casa Branca, disse aos jornalistas a bordo do avião presidencial: "Estamos buscando clareza das autoridades russas sobre o status de Snowden e qualquer mudança nesse status".


Leia também: