"Washington Post" investe em inteligência artificial para cobrir as Olimpíadas

O jornal americano The Washington Post decidiu investir em tecnologia para acompanhar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Com um software próprio, o jornal produz, de forma automática, diversas notícias sobre o evento.

Atualizado em 09/08/2016 às 11:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Crédito: Reprodução/Washington Post Sistema também será utilizado na cobertura das eleições dos EUA Os textos são produzidos a partir de um sistema de inteligência artificial. Batizado de Heliograf, o sistema é capaz de escrever frases relativamente complexas, dentro das regras tradicionais da estrutura semântica das notícias.
Segundo o WP , o objetivo é usar inteligência artificial para divulgar informações simples e objetivas sobre placares, ranking de medalhas e outras notas focadas em dados. "Contar histórias de forma automática tem potencial para transformar a cobertura do Post ", diz o diretor de iniciativas estratégicas, Jeremy Gilbert.
De acordo com Gilbert, com a ajuda do software, os jornalistas ficam livres para tarefas mais elaboradas, como fazer entrevistas e buscar por informações que precisam de faro jornalístico e olhar humano.
Além de alimentar uma conta específica do Post no Twitter, as notícias escritas por robôs são divulgadas no minuto-a-minuto do portal. O software também deve ser usado na cobertura das eleições dos Estados Unidos no segundo semestre.