Wagner Montes desiste; Gabeira entra na disputa pela prefeitura do Rio

Wagner Montes desiste; Gabeira entra na disputa pela prefeitura do Rio

Atualizado em 04/03/2008 às 09:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última segunda-feira (03), o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) apresentou, em uma reunião com políticos do PV, PSDB e PPS, seu nome para a disputa da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. O encontro serviu para pavimentar uma aliança dos três partidos para concorrer à sucessão do prefeito César Maia (DEM).

Já o deputado estadual Wagner Montes (PDT) desistiu de sua pré-cadidatura, apesar de ser o líder nas pesquisas de opinião. O principal beneficiado é o senador Marcello Crivella (PRB), que se torna o primeiro colocado. A articulação entre PSDB, PPS e PV é um dos primeiros movimentos da eleição no Rio, cujo quadro ainda é bastante indefinido.

Ele nega que a desistência da pré-candidatura tenha sido em razão de um pedido de Crivella. Ele é bispo-licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, entidade diretamente ligada à Rede Record, emissora em que Wagner Montes é apresentador.

De acordo com informações do jornal O Estado de S.Paulo , para a próxima semana, foi marcada uma reunião que decidirá o nome que encabeçará a possível coligação. Além de Gabeira, o PSDB tem outros três pré-candidatos à prefeitura. A ex-deputada Denise Frossard (PPS), apesar de bem-colocada nas pesquisas, não tem demonstrado interesse em concorrer. No PV, Alfredo Sirkis desistiu em favor de Gabeira.

De acordo com sondagem do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) feita no final de fevereiro, Crivella lidera com 18% das intenções de voto no cenário sem Montes, seguido de Frossard, com 14%. Gabeira só aparece em sexto lugar, com 5,5%, atrás da ex-deputada Jandira Feghali (PCdo B), Eduardo Paes (PMDB) e Solange Amaral (DEM), os dois últimos candidatos do governador Sérgio Cabral e de Maia, respectivamente.

Leia mais