Vozes de Minas quer ampliar mercado de locutores

Vozes de Minas quer ampliar mercado de locutores

Atualizado em 21/09/2005 às 17:09, por Paulo A. M. Gomes | Assessoria de Imprensa.

Vivendo problemas comuns de ocupação de mercado e buscando um aperfeiçoamento em seu campo de atuação, os profissionais da locução publicitária criaram o Vozes de Minas - Grupo de Locutores Especializados em Gravação do Estado de Minas Gerais - em março de 2003, que passou a reunir em seus quadros a grande maioria dos profissionais de locução que atuam no setor.

O grupo tem, entre seus objetivos, a ampliação e conquista de novos mercados e a reciclagem e qualificação dos profissionais da área. Muitas foram as atividades desenvolvidas nesses dois anos de existência do grupo, que tem como presidente, nesta gestão, um dos seus fundadores, o locutor Eugênio Magno de Oliveira. As principais ações desenvolvidas pela atual diretoria foram a criação de valores de referência para cachês de locução; um evento de lançamento para apresentação do grupo ao mercado publicitário; assessoria de imprensa para divulgar o grupo na mídia especializada, a criação de um código de ética para a categoria e um site (www.vozesdeminas.com.br), com breve currículo e portfólio dos locutores. Levantamentos foram feitos, pesquisas e análises do mercado foram preparadas, para que o Vozes de Minas entendesse em profundidade a realidade na qual se encontra inserido. Agora, de posse desses dados, a entidade se encontra em condições de efetivamente buscar mais espaços e caminhos para os seus representados.

LINHAS DE ATUAÇÃO

A diretoria do Vozes de Minas, que além de Eugênio Magno na presidência, tem Guilherme de Mello como Tesoureiro, Letycia Carneiro como Secretária, Bernardo Sant'Anna como Conselheiro de Ética e Daniel Barros como Conselheiro de Honra, estabeleceu, como uma das prioridades para o atual momento, a ampliação do seu mercado. A meta é que os filiados tenham uma maior fatia do bolo publicitário mineiro, com uma presença maior nos comerciais das instituições públicas de Minas e de Belo Horizonte, que tem levado muitas de suas produções para profissionais de outros estados. Um outro propósito é divulgar o site nas cidades-pólo do interior mineiro e em outras capitais do país, com vistas a uma expansão da atuação dos locutores associados.

Para consolidar esse objetivo, o Vozes de Minas está fazendo uma reestruturação do seu site . As modificações contemplam a atualização do portfólio dos locutores, a inclusão de novos sócios e uma nova dinâmica de navegação, além de uma provável mudança na arquitetura do site - que deve modificar a sua linguagem - migrando de flash para html, para facilitar o acesso e os tempos de carregamento. O grupo tem ainda uma série de propostas de atuação, como a realização de oficinas e seminários, cursos de reciclagem e formação profissional, que coloquem os associados na linha de frente da atividade no Brasil; celebração de convênios com outras áreas de trabalho e profissionais que apresentem interfaces com o setor de locução, tais como cursos e professores de línguas, dentistas, fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas, bem como lojas de vestuário e de aluguel de trajes de gala.

Está em curso neste momento uma nova política de comunicação do Vozes de Minas, que pretende dar mais visibilidade ao grupo e suas ações. Segundo o presidente Eugênio Magno, também estão previstas visitas da diretoria do Vozes de Minas às principais instituições da sociedade civil organizada, para a apresentação formal da entidade e discussão sobre os problemas que afetam a área. Em curto prazo, está previsto o agendamento de contatos com as Secretarias de Comunicação Estadual e Municipal, Assembléia Legislativa do Estado, Câmara Municipal de Belo Horizonte, Federações da Indústria e do Comércio do Estado de Minas Gerais, Associação Comercial de Minas, Clube de Diretores Lojistas, SEBRAE e Associação Brasileira de Anunciantes.

Com essas ações - e uma decidida vontade de se fazer cada vez mais presente no corpo da sociedade mineira e no país, em geral -, o Vozes de Minas parte para um trabalho sólido e constante, de maneira a buscar sensibilizar a opinião pública para esse segmento ativo e atuante, de longa tradição na vida cultural brasileira.