"Vou estourar sua cabeça", diz policial a jornalista da Al Jazeera nos EUA

Policiais agiram com truculência contra profissionais da imprensa na cidade de St. Louis, foco de protestos nos EUA.

Atualizado em 20/08/2014 às 19:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última quinta-feira (14/8), uma equipe do programa de TV "America Tonight", da rede Al Jazeera, foi ameaçada por uma dupla de policiais na cidade de St. Louis, em Missouri, nos EUA. Ao jornalista Aaron Ernst, um dos oficiais disse: "Vou te prender! Vou estourar sua cabeça!".
Crédito:Reprodução Policial intimida equipe da Al Jazeera em Ferguson, EUA
Segundo o relato do jornalista, publicado na última terça-feira (19/8), a equipe entrevistava um taxista sobre os recentes protestos pela morte de dois jovens negros na região, assassinados por policiais. Ao sair do carro para gravar uma imagem do entrevistado indo embora, ao lado de uma estrada, eles foram abordados pela primeira vez pelos agentes.
A princípio, os policiais pediram aos jornalistas que saíssem do local. "Não é seguro" foi a única explicação. Mais adiante na estrada, a equipe voltou a descer do carro, dessa vez para filmar uma placa para ilustrar a reportagem. Os mesmos agentes, que seguiram os profissionais, os interromperam novamente.
"Você não precisa filmar nada. Você precisa cair fora daqui. Volte quando for dia", disse ríspido, um dos policiais. Segurando Ernst pelo braço, ele continuou: "Você ouviu o que eu disse? Você quer ir para a cadeia? Nós vamos. [...] Não resista! Vou te prender! Vou estourar sua cabeça aqui mesmo!".
Percebendo a câmera ligada, o policial diz: "Filma! Não dou a mínima! Vou confiscar sua câmera como evidência!". Logo em seguida, o outro agente diz para os jornalistas irem embora ou serão presos. Ernst deixa claro em seu relato que a equipe estava numa via pública, que não tinha sinais de bloqueio policial.
Assista ao vídeo: