Votação para mudanças de regras na transmissão da TV Senado é adiada

Votação para mudanças de regras na transmissão da TV Senado é adiada

Atualizado em 10/12/2008 às 13:12, por Redação Portal IMPRENSA.

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado adiou para a próxima semana a votação de um substitutivo apresentado pelo senador Romeu Tuma (PTB-SP) ao projeto de lei que permite à TV Senado definir sua grade de transmissões ao vivo.

De acordo com o substitutivo, as flexibilizações devem ser autorizadas pelo presidente do Senado. O relator do caso pediu o adiamento em uma reunião nesta quarta-feira (10) para que a proposta seja melhor discutida entre a diretora da TV, Virgínia Malheiros Galvez, e a Mesa do Senado.

Agência Brasil
Senador Romeu Tuma (PTB)
Para o senador Expedito Júnior (PR-RO), autor do projeto original, a idéia é que a TV Senado respeite critérios jornalísticos e de interesse da audiência ao escolher suas transmissões ao vivo. "Se o povo pudesse ver quanto trabalhamos nas comissões teria mais respeito por nosso trabalho", afirmou.

Autor do substitutivo, Romeu Tuma concordou com Expedito Júnior. Segundo ele, os senadores trabalham muito, mas os cidadãos "muitas vezes não ficam sabendo. Os comentários que ouvimos lá fora são sempre negativos", declarou.

De acordo com a Agência Senado, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) acha que as regras mais rígidas garantem disciplina às transmissões, mas acredita que em alguns casos elas podem ser mudadas. "Há momentos em que o discurso no Plenário é menos importante do que o que acontece na comissão. Na comissão se decidem muitas coisas, às vezes no Plenário acontece apenas o discurso final", explicou.

Leia mais