Viúva de vítima de acidente da Gol inicia interpelação judicial contra jornalista dos EUA

Viúva de vítima de acidente da Gol inicia interpelação judicial contra jornalista dos EUA

Atualizado em 30/11/2009 às 18:11, por Redação Portal IMPRENSA.

O advogado Dante D'Aquino, representante de Rosane Gutjhar, viúva de Rolf Ferdinando Gutjhar - uma das vítimas do acidente envolvendo o Boeing da Gol e o jatinho Legacy, em 29 de setembro de 2006 - iniciou uma interpelação criminal contra o jornalista norte-americano Joseph M. Sharkey.

Reprodução
Joe Sharkey
Passageiro do jato, o jornalista teria usado sua grande influência na mídia para lançar uma campanha em seus blogs, e , a favor de Joe Lepore e Jan Paladino, pilotos do Legacy, e impedir o retorno dos dois ao Brasil, e de ter ofendido a honra dos brasileiros.

A interpelação judicial foi determinada pelo juiz da vara de inquéritos policiais de Curitiba, a pedido do advogado. De acordo artigo 144, estabelecido pelo Código Penal, essa é uma fase de explicações para que o acusado preste declarações e esclarecimentos necessários, antes da ação penal podendo, inclusive, evitá-la.

"Neste caso, o que buscamos são esclarecimentos do jornalista sobre as frases e afirmações ofensivas à honra dos brasileiros e, por conseguinte, da viúva Rosane Gutjahr, que perdeu seu marido no acidente do voo 1907 e que, além de carregar essa dor, tem que conviver com o sarcasmo do jornalista em suas declarações sobre o acidente", explicou o advogado.

Para D'Aquino, é fácil compreender que a viúva tenha se sentido pessoalmente ofendida com as injúrias e difamações publicadas pelo blogueiro contra todos os brasileiros, principalmente, ao ver uma pessoa tratar com sarcasmo e ironia uma tragédia que matou seu marido".

No pedido do advogado, já aceito pelo Juiz Pedro Luis Sanson Corat, da Vara de Inquéritos Policiais de Curitiba, e registrado sob nº 1590-2/2, está a determinação de intimação do jornalista norte-americano para que preste esclarecimento e explique o motivo pelo qual fez as afirmações ofensivas aos brasileiros.

O próximo passo agora, já com despacho da justiça, é o envio de uma carta rogatória ao jornalista para que ele preste explicações à justiça criminal. "Após a intimação de Joe Sharkey, nos Estados Unidos, vamos avaliar os seus esclarecimentos e, caso ele se omita, pode ser aberta uma ação penal da familiar contra o jornalista por calúnia, difamação e injúria", destacou o advogado.

Leia mais