Visita de Lula à Câmara termina em confusão entre seguranças e jornalistas

A visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara, na última terça-feira (29/10), terminou com uma briga entre seguranças da Casa e jornalistas.

Atualizado em 30/10/2013 às 13:10, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Reprodução Segurança da Câmara (foto) deu um soco em repórter fotográfico do "Estadão"


De acordo com a Folha de S.Paulo , os seguranças tentaram afastar a imprensa. Os profissionais criticaram a atitude, já que a assessoria de Lula havia dito que ele daria declarações ao fim do evento.


Mais tarde, quando o petista descia uma escada, o fotógrafo Ed Ferreira, de O Estado de S. Paulo , se aproximou para tentar fazer imagens do policial legislativo Fernando Costa Araújo, que discutia com outros jornalistas.


Araújo deu um soco em Ferreira, que replicou com sua máquina. As imagens foram registradas por cinegrafistas. Colegas do policial afirmaram que ele foi levado para o departamento médico da Câmara, onde recebeu pontos na cabeça.


O fotógrafo foi chamado para prestar depoimento na direção da Polícia Legislativa. "Ele [o policial] não gostou de ser fotografado. Olhou nos meus olhos e partiu para cima de mim. Eu reagi em minha defesa. Nem sabia que ele era segurança", alegou Ferreira.


A Câmara afirmou que a Polícia Legislativa abriu uma ocorrência para apurar o caso. Os policiais têm até 30 dias para concluir a ocorrência. Caso seja estabelecida como crime, poderá ser aberto inquérito. O Comitê de Imprensa da Câmara repudiou a violência no episódio. Assista ao .



Leia também

- -

-