Vídeos do YouTube são usados em pesquisa científica
Vídeos do YouTube são usados em pesquisa científica
Cientistas dos EUA utilizaram vídeos do YouTube em pesquisa sobre os efeitos alucinógenos da erva Salvia divinorum , baseados em filmagens de jovens rindo descontroladamente, rolando pelo chão e estranhando o próprio corpo, que são publicadas no site.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo , os cientistas conseguiram identificar a duração do efeito da droga observando os vídeos. Em trabalho publicado na revista Drug and Alcohol Addiction, os usuários da erva mantém um estado bastante alterado de consciência por até oito minutos.
James Lange, coordenador do trabalho na Universidade Estadual de San Diego, declarou que a pesquisa se baseou em observações detalhadas do comportamento dos usuários. Como o uso da Salvia divinorum é bastante restrito, foi necessário recorrer ao YouTube.
Cerca de 3.000 vídeos foram selecionados, porém somente 34 serviram para o estudo. Sobre a importância das imagens para o resultado da pesquisa, Lange afirmou: "Sabemos que o YouTube só mostra as pessoas que se sentiram à vontade. Vídeos com experiências aterrorizantes ou perturbadoras provavelmente não seriam divulgados."
Leia mais






