Vice-presidente do PT elabora "lista negra" de jornalistas chamados de "pit bulls" da mídia

Vice-presidente do partido ataca jornalistas em artigo no site do PT.

Atualizado em 18/06/2014 às 15:06, por Danúbia Paraizo e Rodrigo Alvares.

Em publicado na última segunda-feira (16/6), no site do PT, Alberto Cantalice, vice-presidente do partido e coordenador de redes sociais da legenda, fez duras críticas aos chamados por ele de “pit bulls da mídia”.

Na "lista negra", o político cita jornalistas como Arnaldo Jabor, Reinaldo Azevedo, Demétrio Magnoli, entre outros, além de humoristas, como Danilo Gentili e Marcelo Madureira, classificando-os como agentes que fomentam o ódio e que “estimulam setores reacionários e exclusivistas da sociedade brasileira a maldizer os pobres”.

No texto , Cantalice afirma que tais profissionais da mídia são contra as cotas sociais e raciais; as reservas de vagas para negros nos serviços públicos, e que defendem o fracasso da Copa do Mundo no Brasil.

Crédito:Divulgação Cantalice chamou jornalistas e humoristas de "pit bulls da mídia" Diante das declarações, a reação foi imediata. Marcelo Madureira, integrante do “Casseta & Planeta”, respondeu em vídeo, por meio do YouTube, divulgado em seu . O humorista afirmou ser contra o PT, mas não contra os pobres. “Eu sou a favor de um Brasil melhor, sou contra a demagogia, contra um partido que rouba e que é aliado de Paulo Maluf, José Sarney, Collor, entre outros. Se você quiser, pode vir buscar meu escalpo aqui. Vem que eu não tenho medo, não”.
Crédito:Reprodução/ Facebook Madureira se defendeu das críticas em vídeo no Facebook Também no Facebook, respondeu às críticas, dizendo que a caça às bruxas começou. Por meio da sátira, sua marca registrada, o apresentador do "The Noite", exibido pelo SBT, chamou a atenção de seus leitores. “O PT colocou em seu site que quer a minha cabeça - e também a de outros jornalistas e artistas que cometeram o terrível crime de discordar deles. Portanto, se você tem um cérebro e é alfabetizado, cuidado, você pode ser o próximo”.

O apresentador ressaltou ainda que é real que o PT está oficialmente encorajando seus eleitores a agredi-lo e hostilizá-lo pelas ruas. “Dá até medo. Se os eleitores do PT conseguiram f*der um País inteiro, imagina o que não podem fazer comigo”.
Crédito:Reprodução/ Facebook Gentili acusou Cantalice de estar encorajando as pessoas a agredi-lo Questionado sobre os possíveis excessos do artigo de Cantalice, que poderia, inclusive, incitar agressões aos profissionais citados, o secretário geral do PT, deputado federal Geraldo Magela, tentou minimizar a situação em entrevista à IMPRENSA. “Não é de agora que os dirigentes têm escrito sobre isso [a imprensa], mas ninguém tinha nominado os jornalistas. Aliás, alguns na lista nem são jornalistas”.

Diante do teor do texto, Reinaldo Azevedo declarou na Veja.com que vai processar os responsáveis por calúnia e difamação pelas acusações que recebeu, e que este seria um "assunto para a Polícia Federal". "Os petistas, saibam os senhores, pedem a cabeça de jornalistas para seus respectivos patrões. O partido tem nas mãos instrumentos para fazê-lo: anúncios da administração direta e propaganda de estatais."