Vice-presidente da Comissão Europeia agradece Snowden por revelações
A vice-presidente da Comissão Europeia encarregada da Justiça, Viviane Reding, agradeceu, em um debate com blogueiros, o ex-técnico da CIA, que revelou os programas de vigilância das comunicações dos Estados Unidos, Edward Snowden.
Atualizado em 09/01/2014 às 11:01, por
Redação Portal IMPRENSA.
"Quando essas revelações foram publicadas, eu disse 'obrigada, Snowden', porque até então eu tinha uma grande dificuldade para convencer, em particular nas instâncias europeias, que tínhamos um grave problema por resolver em nível internacional", declarou ela.
Crédito:Divulgação Vice-presidente da Comissão Europeia encarregada da Justiça Viviane Reding (foto)
De acordo com a AFP, Viviane tenta negociar um acordo com os Estados Unidos para assegurar a proteção de dados pessoais de cidadãos europeus que tenham sido conquistados pelos administradores das plataformas de internet.
A vice-presidente pretende impedir que os dados dos cidadãos da União Europeia saiam do território europeu sem o consentimento das pessoas. Além disso, quer que as pessoas tenham o direito de iniciar ações legais nos Estados Unidos caso suas informações forem mal utilizadas.
Nesta quinta-feira (9/1), o Parlamento Europeu deverá decidir se vai ouvir Edward Snowden. Os eurodeputados dos grupos PPE, conservadores, e ECR, conservadores britânicos, são contra a realização de uma videoconferência com o ex-analista.





