Vereador do Paraná ameaça repórter de jornal
O repórter do jornal O Diário, de Maringá (PR), Fábio Linjardi, acusou o vereador Dr. Paulo Soni (PSB) de tê-lo ameaçado na tarde da última quinta-feira (1), dentro da Câmara Municipal.
Vereador Dr. Paulo Soni (PSB)
O Diário traz hoje uma matéria em que aponta ameaças feitas por Soni a Linjardi. Segundo o repórter, o vereador teria dito a ele na Câmara: "Esse idiota aí (...). Você vai se ver comigo". As ameaças teriam acontecido enquanto o parlamentar subia as escadas do prédio do Legislativo.
Na tarde de quinta-feira, o Portal IMPRENSA foi informado pela assessoria de Soni de que "nada havia acontecido". O gabinete declarou, por telefone, que Linjardi "pedia dinheiro para divulgar matérias positivas, e sem sucesso, acabara por publicar inverdades".
Em meio à troca de denúncias, o Portal IMPRENSA contatou O Diário para ouvir o repórter sobre as acusações impostas pelo vereador. Linjardi mostrou-se surpreso com as declarações da assessoria do político. "Nunca fui acusado disso na vida". Para ele, isso é reflexo do ambiente político vivido atualmente na cidade.
Segundo o repórter, existe um conflito entre os vereadores e a imprensa local, em razão da mobilização da sociedade contra o aumento no número de parlamentares. Hoje são 16 vereadores, mas um projeto de lei visa aumentar para 21 os representantes do povo na Câmara.
Após Linjardi dizer que ficou surpreso com a informação do gabinete de Soni de que ele [o repórter] "pedia dinheiro para divulgar matérias positivas", novamente o Portal IMPRENSA procurou o vereador.
Por telefone, Soni reafirmou o que sua assessoria havia dito: "Já não é de hoje que ele [Fábio Linjardi] está tentando me extorquir e não consegue. Eu não ameacei ninguém, e nem vou ameaçar". O vereador se demonstrou bastante incomodado com o assunto.
Soni afirmou, ainda, que tentou aconselhar o jornalista a não divulgar matérias que não sejam verdadeiras, e completou dizendo que Linjardi "inventa história". Ele também negou ter empurrado o outro repórter de O Diário , Luiz Fernando Cardoso, em março deste ano.
Ao ser questionado pelo Portal IMPRENSA pela segunda vez sobre a suposta tentativa de extorsão, o político negou e disse ter "confundido a palavra".
O editor-chefe de O Diário , Walter Téle Menechino, disse que o vereador já se envolveu em polêmicas anteriormente. Além de ter empurrado Cardoso em outra ocasião, em razão de uma reportagem sobre as faltas do político às comissões, Soni também teria chamado de "criminosos" os participantes da campanha pela manutenção do número de cadeiras no Legislativo.
A direção de O Diário encaminhou nota ao Portal IMPRENSA sobre o caso:
"O repórter Fábio Linjardi desfruta de toda confiança da direção de jornalismo de O Diário, enquanto que o vereador Paulo Soni é reincidente em fazer afirmações e, na sequência, negar que as tenha feito. Neste caso, ele feriu a credibilidade do profissional e do jornal, que é o maior patrimônio de um jornalista e de um veículo de comunicação. E para preservá-la, a empresa tomará todas as medidas cabíveis.
Walter Téle Menechino
Editor-chefe de O Diário
Michael Vieira da Silva
Diretor de Conteúdo de O Diário"
* Com supervisão de Gustavo Ferrari
Leia Mais






