Vereador do ES teria ameaçado jornalistas; sindicato repudia ação

Vereador do ES teria ameaçado jornalistas; sindicato repudia ação

Atualizado em 03/02/2010 às 18:02, por Redação Portal IMPRENSA.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Espírito Santo (Sindijornalistas-ES) repudiou por meio de nota ao público supostas ameaças do presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria de Jetibá (ES), Nelson Miertschink (PSDB), aos jornalistas Pedro Callegario e Julio Huber, que atuam pelo jornal A Tribuna .

De acordo com a representação sindical, os jornalistas foram intimidados durante apuração de uma reportagem sobre gastos com viagens dos vereadores da Casa. Na ocasião, Miertschink teria ofendido verbalmente os repórteres. Além da intimidação verbal, o sindicato diz que o carro dos jornalistas teria sido seguido e fotografado por um funcionário do presidente da Câmara.

Em reportagem publicada no jornal A Tribuna , os jornalistas dizem que o vereador teria feito ameaças de forma direta na intenção de inibir a publicação das matérias investigativas.

"Atitudes como essas ferem a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa, que são pilares essenciais para a consolidação da democracia", diz o comunicado da entidade.

O sindicato declarou que espera providências do Ministério Público do estado e também dos correligionários de Miertschink.

Leia mais