Vereador de Sorocaba (SP) ameaça jornalista após matéria sobre ONG fantasma
O vereador Hélio Godoy (PTB), de Sorocaba, interior de São Paulo, ameaçou de morte o jornalista Rodrigo Rainho, do diário Bom Dia Sorocaba.
Atualizado às 17h58 de 30/08/2011
O vereador Hélio Godoy (PTB), de Sorocaba, interior de São Paulo, ameaçou o jornalista Rodrigo Rainho, do jornal Bom Dia . O político disse ao profissional: "Olha, se fosse outra época, eu resolveria isso de outro jeito. É que hoje eu sou vereador". A ameaça ganhou a capa da publicação desta sexta-feira (26).
Os insultos foram feitos em decorrência de matéria publicada no veículo, após a descoberta de que uma ONG "fundada" pelo político nunca existiu, e que no local situa-se a residência de sua mãe. Também foi revelado que Denise, esposa do lobista Júlio Fróes - agressor do repórter Rodrigo Rangel, da Veja , em Brasília, - estaria envolvida no caso.
Reprodução do Bom Dia Sorocaba on-line, com a chamada da matéria na vitrine
Ao investigar a ONG "Ação Cidadania Brasil", o repórter descobriu que se tratava de uma entidade fantasma e que, na realidade, a mãe do político mora no local indicado como sendo o da instituição. Rainho publicou, na quarta-feira (24), reportagem denunciando o caso, com uma foto da mãe de Godoy. O vereador considerou a atitude ofensiva e desrespeitosa, e relatou seu aborrecimento na última sessão da Câmara, na manhã de quinta-feira (25).
Como forma de esclarecer os fatos, o jornalista se dirigiu ao político no Legislativo e se identificou como o autor da matéria. "Meu objetivo era esclarecer que eu não queria prejudicar a mãe dele. Minha intenção ao ir lá era a de entrevistar o presidente da ONG", relatou Rainho ao Portal IMPRENSA. Entretanto, Godoy não teria entendido dessa maneira. Segundo o repórter, o político olhou fixamente em seus olhos e o ameaçou na frente de outro profissional de imprensa, da Rádio Boa Nova.
Apesar de entender que a atitude do vereador foi desnecessária, o jornalista se diz surpreso com a reação das pessoas. "Os leitores estão escrevendo muito. Só assim os políticos irão respeitar mais a imprensa". E acrescentou: "A mídia faz uma cobertura muito água com açúcar do Legislativo de Sorocaba; não é investigativa. Quando a gente pressiona, eles [políticos] ficam assustados".
Após 96 horas, o vereador Hélio Godoy telefonou ao Portal IMPRENSA e disse que foi mal interpretado pelo repórter do Bom Dia. "Foi a forma que ele [Rodrigo Rainho] quis entender [referindo-se à expressão usada: 'Olha, se fosse outra época, eu resolveria isso de outro jeito. É que hoje eu sou vereador']. Eu disse 'Se fosse outra época, eu até brigaria com você, porque eu era moleque'", ressaltou o político.
"O jornal é sensacionalista. Para mim, a questão está resolvida", disse Godoy.
* Com supervisão de Gustavo Ferrari
Leia mais
-
-






