Vereador de SC manda jornalista arrumar "tanque de roupas para lavar"
O vereador Deglaber Goulart atacou a jornalista Roberta Kremer, do jornal Notícias do Dia, durante uma sessão da Câmara Municipal de Florianópolis e disse para ela arrumar "um tanque de roupas para lavar".
Segundo o Terra, a confusão aconteceu após uma matéria criticar o projeto de Goulart sobre tratamento psicológico para homossexuais e familiares. A profissional indicou que a proposta seria "desvio do foco" da CPI dos Táxis, tema polêmico na cidade. Por oito minutos, o vereador questiona a reportagem, classificando a jornalista como "sem caráter", além de "exigir" sua demissão do grupo RIC Record.
"Essa repórter, que nem deveria ser repórter, deveria procurar um tanque de roupa para lavar, é uma sem caráter", disse. "Pensei em cancelar minha assinatura do jornal. Vou mandar um ofício exigindo a demissão dessa repórter, que não deve ser nem diplomada."
O caso ocorreu na segunda-feira (7/10). No entanto, apenas depois da repercussão na internet, o Sindicato de Jornalistas de Santa Catarina e a Associação Catarinense de Imprensa se manifestaram. "Postura ameaçadora, desrespeitosa e extremamente agressiva, inaceitável quando se trata de um parlamentar abordando o trabalho de um jornalista”, declarou a ACI, em nota.
O SJSC afirmou que reprova as agressões do vereador contra a jornalista e solicitou uma explicação do grupo RIC. "A referência feita pelo vereador, da tribuna da Câmara Municipal da capital catarinense, a dirigentes do jornal e do Grupo RIC, torna imperativo um posicionamento da empresa, que não pode submeter os trabalhadores que contrata e o bom jornalismo aos interesses de quem quer que seja", acrescentou.
A jornalista escreveu sobre o episódio em sua página no Facebook. "Sou uma mulher comum, que tem de trabalhar todos os dias (graças a algum deus, tenho a possibilidade de fazer algo intelectual, mesmo tendo que enfrentar os dias os ditames do mercado), chego em casa e tenho que lavar minhas roupas e ensinar meu noivo a fazer o mesmo. Isso para que no futuro ele não seja um pai machista e para mostrar-lhe que, apesar de todo o amor que lhe entrego, não estou nesse mundo para me sujeitar", relatou.
Assista ao vídeo:
Leia também
- - -






