Verbete da Wikipédia é removido por "lei do direito de esquecimento"

Lei tem causado incômodo nos veículos de imprensa europeus

Atualizado em 05/08/2014 às 13:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Após a chamada "lei do direito de ser esquecido" ser aprovada em maio na Europa, a Wikipédia teve seu primeiro verbete removido. A nova norma permite que cidadãos do continente possam pedir a remoção de links dos mecanismos de busca que façam referência a dados "irrelevantes" ou defasados sobre eles.
De acordo com o The Observer , a informação foi passada pelo fundador da enciclopédia virtual, Jimmy Wales, que se opõe à legislação. Segundo ele, a página, cujo conteúdo não foi revelado, permanecerá online, mas não aparecerá mais nos resultados de busca do Google.
Crédito:Reprodução Fundador da enciclopédia afirma ser contra a medida
A , que depois da aprovação, passaram a receber notificações do Google sobre links que foram removidos dos resultados de busca a pedido de pessoas envolvidas nas notícias.
A empresa recebeu aproximadamente 91 mil pedidos de remoção de links dos resultados na Europa entre maio e o mês passado. Por conta da grande quantidade de pedidos, o Google apenas conseguiu eliminar apenas 50% das páginas.
O Hidden From Google, anunciou recentemente que começou a listar os links removidos pelo buscador, e informou já ter recebido dicas de centenas de colaboradores. A França é o país que acumula mais solicitações, com 17,5 mil pedidos para 58 mil links.