Venezuelanos discutem implantação de sistema de TV digital nipo-brasileiro
Venezuelanos discutem implantação de sistema de TV digital nipo-brasileiro
Técnicos da Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) da Venezuela participaram de reuniões no Brasil, na última semana, para conhecer o padrão nipo-brasileiro de TV digital, ISDB-T, escolhido para adoção no território venezuelano. O encontro foi com representantes do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), segundo informou a Agência Brasil.
De acordo com Flavio Lenz, assessor da Secretaria de Telecomunicações do Ministério, a visita dos venezuelanos fez parte de agenda de cooperação do governo brasileiro com outros países simpáticos ao sistema de TV digital, tal como o Chile. "No momento em que o Brasil está negociando com outros países a adoção do ISDB-T, assumimos alguns compromissos de ajudar esses países na implementação da TV digital, para dar uma aceleração no processo de implantação", comentou.
Lenz afirmou que, durante a visita, os venezuelanos trataram da regulação necessária para se implantar a TV digital em seu país.
Peru e Argentina já adotaram o padrão nipo-brasileiro, enquanto Equador, Paraguai, Bolívia e Costa Rica se preparam para adotar o sistema.
"Esses países estão mais ou menos no mesmo estágio, depende deles acelerar, mas há problemas internos que eles têm que resolver. Cada país tem a sua dinâmica, sua velocidade", disse Lenz.
O Brasil também orienta países da América Latina sobre o Ginga, programa nacional para interatividade na TV.
Leia mais
-
-






