Vencedores do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo comentam sobre seus trabalhos

A 10ª edição do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo, realizado na última quarta-feira (25/9) por IMPRENSA, revelou onze vencedores das seguintes categorias:“Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Webjornalismo, Fotojornalismo, Reportagem Cinematográfico, Ilustração, Primeira Página, Jornalismo Universitário, Cobertura Internacional e Grande Prêmio.

Atualizado em 26/09/2013 às 18:09, por Gabriela Ferigato e Danubia Paraizo.



Crédito:Alf Ribeiro Vencedores da 10ª edição do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo
Ganhador na categoria Jornalismo Impresso com a matéria “Suruís e a Guerrilha do Araguaia”, Ismael Machado, do Diário do Pará , afirmou que o seu maior desafio na produção da reportagem foi a distância. “Estamos falando de um estado com dimensões continentais. Imagine mandar e manter uma equipe na região da aldeia dos Suruís. A ideia da pauta surgiu por sugestão de Paulo Fonteles, filho de um deputado assassinado por lutar pelos direitos dos índios da região. Mas este é também um tema que sempre me fascinou”, comentou.

Durante discurso, Ismael chamou atenção para a greve dos jornalistas do Diário do Pará por melhores condições. “Trabalho como repórter especial então tenho uma condição melhor, mas também estou participando da greve e, em apoio aos meus colegas de cotidiano, gostaria de chamar atenção para a situação deles e prestar solidariedade”.

Na categoria Telejornalismo, Rodrigo Carvalho, da Globo News, comentou sobre a matéria vencedora “Juízes ameaçados”. “A série cresceu, principalmente, devido a vontade que os juízes tinham em falar sobre o assunto. Eles sempre mostravam coisas a mais, documentos, cartas de ameaças etc. No começo achamos que iríamos encontrar certa resistência, mas foi totalmente ao contrário. E o assunto foi extremamente relevante após a morte da juíza Patricia Acioli", apontou. A série, exibida em agosto de 2012, mostrou a rotina de juízes que precisam ter a vida protegida para continuar exercendo a magistratura.

Michelle Trombelli, da BandNews, vencedora em Radiojornalismo com a reportagem “Cidade Viciada”, afirmou que é difícil encontrar espaço na programação do rádio para matérias mais aprofundadas. “Foi um grande desafio falar dos principais problemas de São Paulo em poucos minutos. Eu tinha a preocupação de parecer algo superficial, mas recebi muito apoio da minha editora e dividi a reportagem em séries. Além dos cinco principais problemas, apresentei as soluções mais viáveis. Outro ponto fundamental foi a participação dos ouvintes. Eles que elegeram o quinto problema”.

Caio Cavechini, editor do “Profissão Repórter” (TV Globo), recebeu o troféu pela categoria “Repórter Cinematográfico”. "É muito bacana receber este prêmio em nome de Jonas Campos, cinegrafista que estava sozinho trabalhando em um tema tão explorado e ainda assim fez um trabalho de excelência. E quero agradecer aos personagens, com quem estabelecemos uma relação profunda graças à abertura que deram".

A tragédia da boate Kiss (Santa Maria – RS) completa oito meses na próxima sexta-feira (27/9) e foi essa cobertura que rendeu o prêmio na categoria “Primeira Página” para o Diário de Santa Maria . “Esse prêmio reflete um trabalho em equipe. Foi uma cobertura muito dolorosa, mas esse troféu veio como reconhecimento e isso nos dá força para fazer jornalismo de excelência. Chegamos até mesmo a fazer uma edição somente sobre isso. Essa capa foi para marcar o primeiro mês após a tragédia. Foi a nossa homenagem para todos que estavam lá”, pontuou Fabiana Sparremberger.

Diego Amorim, do Correio Braziliense (DF), ganhador da categoria “Cobertura Internacional”, com a matéria “Uma histórica sucessão no Vaticano” aproveitou para congratular os "responsáveis" pelo tema. “Quero agradecer a Deus e ao Papa (risos). Até para um incrédulo seria difícil manter o distanciamento na cobertura. Cheguei a chorar na Praça São Pedro. Tenho que admitir que me emocionei, e sim, isso fez toda a diferença na reportagem”.

Confira a galeria de imagens da 10ª edição do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo:

Leia também -
-
-