Vencedoras estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo abordam o empreendedorismo

Finalistas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, duas repórteres enxergaram questões pouco exploradas pela mídia que cobre empreendedorismo e contribuíram para a discussão do tema.

Atualizado em 09/06/2015 às 14:06, por Guilherme Athaide.

Cecília França, da versão impressa da Folha de Londrina (PR), percebeu a pouca formação empreendedora na educação básica brasileira, enquanto Renata Leite, do site carioca Mundo do Marketing, mostrou as estratégias de pequenas marcas que concorrem ao lado de gigantes do mercado. Crédito:Arquivo pessoal Repórter Cecília França, da Folha de Londrina

As reportagens têm em comum o fato de abordarem o tema da gestão empreendedora. Mais especificamente no caso da matéria , campeã paranaense na categoria Jornalismo Impresso, o objetivo foi alertar a carência de uma formação em empreendedorismo ainda nas escolas de ensino básico. “Foi pauta que nasceu de observação, não de pesquisa. Essa carência era sentida e nas entrevistas fica evidente como o país carece de criar essa mente empreendedora nos alunos”, explica a repórter Cecília França.

Crédito:Arquivo pessoal Renata Leite, do Mundo do Marketing, repórter da matéria campeã no estado do Rio de Janeiro

Quando o profissional já tem o raciocínio empreendedor, o desafio pode ser o de sobreviver em mercados dominados por empresas de porte gigantes, como multinacionais de marca reconhecida pelos clientes. As estratégias para driblar essa concorrência e se firmar de igual para igual foram apresentadas pela campeã fluminense na categoria internet – .

“Ouvimos muito o leitor do nosso site e ele quer saber o que o pequeno está fazendo. Achamos que seria interessante mostrar como empresas com porte menor conseguem não apenas sobreviver, mas ter bons resultados em ambientes tão complicados com grandes concorrentes”, diz Renata Leite.

Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) O prêmio é uma realização do Sebrae em parceria com a Revista IMPRENSA. A cerimônia de entrega da etapa nacional será realizada dia 10 de junho na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF). O primeiro lugar em cada uma das cinco categorias do prêmio - Jornalismo Impresso, Rádio, TV, Web e Imagem Jornalística (foto e reportagem cinematográfica) – receberá R$ 15 mil. Os vencedores estaduais se destacaram entre 1.302 trabalhos inscritos em todas as regiões do País.