Vencedor do prêmio Pulitzer será denunciado por terrorismo

Vencedor do prêmio Pulitzer será denunciado por terrorismo

Atualizado em 21/11/2007 às 10:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Preso há 19 meses nos Estados Unidos, sem que tivesse contra ele nenhuma acusação formal, o fotógrafo Bilal Hussein, vencedor do prêmio Pulitzer de fotojornalismo pela cobertura da Guerra do Iraque, será denunciado por terrrorismo.

Hussein, funcionário da Associated Press (AP), terá seu caso encaminhado à Justiça iraquiana, que terá o poder de decidir se o julgamento é ou não pertinente. Caso venha a ser condenado, o fotógrafo pode ser condenado à morte.

De acordo com Geoff Morrell, porta-voz do pentágono, há provas "convincentes" e "irrefutáveis" da ligação entre Bilal e grupos insurgentes, informa a Folha de S.Paulo . "os militares dizem isso há 19 meses, mas quando pedimos para ver o que há de tão convincente, não recebemos nada de concreto de volta", explicou Dave Tomlin, conselheiro jurídico da AP. Para o advogado, não foi encontrado nada que provasse que o fotógrafo estivesse fazendo nada além do que trabalhar como jornalista em uma zona de guerra.

Bilal Hussein é um dos mais conhecidos dos 14 mil detentos mantidos pelos Estados Unidos no Iraque, no entanto, não é o único profissional de imprensa preso. Segundo informa a Comissão de Proteção aos Jornalistas, dezenas de prisões de jornalistas. Os profissionais iraquianos são os que mais sofrem restrições.