Vencedor do Líbero Badaró, especial da "Folha" sobre Belo Monte envolveu 19 pessoas

Com 24 vídeos, 55 fotos, 18 infográficos e um game, o especial "A batalha de Belo Monte", do jornal Folha de S

Atualizado em 25/11/2014 às 19:11, por Jéssica Oliveira.

Com 24 vídeos, 55 fotos, 18 infográficos e um game, o especial , do jornal Folha de S.Paulo , venceu o "Grande Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo" de sua décima primeira edição. Dividido em cinco capítulos, o especial teve o envolvimento de 19 pessoas e começou a ser planejado e produzido em março de 2013.
Crédito:Gustavo e Vargas Rubens Alencar, Douglas Lambert e Marcelo Leite representaram a equipe da Folha Segundo Marcelo Leite, que coordenou o trabalho, o objetivo do projeto era apresentar o máximo possível de pontos de vista sobre a usina hidrelétrica em construção no Pará. “Esse trabalho já foi pensado grande, com vídeo, foto, infografia... Algumas coisas surgiram depois. Mas desde o começo que queríamos contar essa história com vários recursos e informar o maior número de pessoas”, afirma.

Segundo Leite, não é possível saber qual parte o que o público mais gostou do especial, mas o trabalho como um todo teve altos níveis de leitura. “Cerca de 70% a 80% das pessoas clicaram até o último capítulo [na ordem ou fora de]”.

Valorização do trabalho em equipe
Rubens Alencar e Douglas Lambert, que trabalharam na infografia e na montagem do site, também estiveram na cerimônia de premiação na última segunda-feira em São Paulo (SP). Segundo eles, o trabalho colaborativo foi fundamental para o resultado alcançado.

" Em um trabalho como o de Belo Monte, você tem de ser muito humilde em aceitar que todo mundo sabe mais do que você, ao mesmo tempo em que todo mundo sabe menos. Não dá pra resolver tudo sozinho. É preciso aceitar o que já foi feito e fazer a sua parte o melhor possível”, explica Lambert. “Ganhar esse prêmio é um reconhecimento muito grande para nós e um incentivo”, completa Alencar.
O especial pode ser conferido no .

Prêmio Líbero Badaró Iniciativa da revista e portal IMPRENSA, com apoio da Câmara Municipal de São Paulo e de associações ligadas à liberdade de imprensa, o Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo visa estimular o desenvolvimento da imprensa brasileira, distribuindo R$ 72 mil aos melhores trabalhos jornalísticos do país, tanto de profissionais quanto de universitários.
A 11ª edição reconheceu as melhores matérias - veiculadas de 8 de abril de 2013 a 7 de abril de 2014 - em 10 categorias, mais duas categorias especiais: Grande Prêmio Líbero Badaró, à melhor matéria ou reportagem inscrita e Contribuição à Imprensa, que reconhecerá a contribuição à mídia brasileira feita por uma instituição, empresa ou pessoa física.