Veículos portugueses são processados por descumprirem acordo eleitoral

Veículos portugueses são processados por descumprirem acordo eleitoral

Atualizado em 23/04/2010 às 16:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Em Portugal, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) anunciou abertura de processo contra o jornal Público e a rede televisiva TVI por descumprirem acordo que previa, entre outros, a exposição igualitária a todos os candidatos nas eleições de 2009, que elegeram deputados e representantes locais.

Nas últimas eleições, a ERC publicou determinação para que os meios de comunicação do país também suspendessem a participação de comentaristas, colunistas e analistas que fossem candidatos.

Em comunicado, a ERC sublinhou que o Público não enviou ao órgão "informação sobre a publicação de espaços de opinião da autoria de membros das candidaturas publicados durante o período em análise". Em sua defesa, a publicação declarou que cabe ao órgão o recolhimento da relação das eventuais participações de candidatos no veículo.

A TVI, segundo a agência reguladora, não foi justa na distribuição de espaços aos candidatos em seus programas.

A Sociedade Independente de Comunicação (SIC), donatária de emissoras de TV em Portugal, também foi citada pela ERC, que observou igualdade da exposição de candidatos nos noticiários da rede, mas falha nos programas de entretenimento, segundo informa o Jornal de Notícias.

Leia mais