Valor Econômico completa cinco anos

Valor Econômico completa cinco anos

Atualizado em 29/04/2005 às 15:04, por Selma Orosco/FSB Comunicações.

Por
Para comemorar a data, o jornal promove um coquetel para 500 convidados e lança a seção Tendências&Consumo.

O e se consolida como o mais influente jornal de economia do País. Atualmente, cerca de 100 jornalistas compõem a redação, que reúne uma das mais especializadas equipes de articulistas, nacionais e internacionais, da imprensa brasileira.

Lançado em 2000 pelos grupos Folha e Globo, o Valor pretendia ser um jornal moderno, dinâmico e de fácil compreensão, sem perder a profundidade e a precisão técnica que o seu público-alvo exigia. "O objetivo original foi alcançado. Graças à qualidade editorial e à postura isenta do jornal, podemos dizer que, hoje, após cinco anos do seu lançamento, o Valor é um veículo dos mais respeitados, de forte repercussão no meio empresarial, e sua independência é apoiada pela saúde financeira da empresa, já que em apenas cinco anos esta já é uma operação rentável", afirma Vera Brandimarte, diretora de redação.

A proposta editorial e a seriedade no trato com as notícias também possibilitaram a conquista de diversos prêmios para o veículo e seus colaboradores. Nos cinco anos de história do Valor, já são cerca de 40 prêmios conquistados. Também foram vários os furos de reportagem com impacto nacional e internacional.

Para comemorar a data, o jornal prepara uma surpresa para os seus leitores. A partir de segunda-feira (2/5), o Caderno Empresas será ampliado e ganhará a seção Tendências&Consumo. A nova área vai abordar o comportamento do consumidor, com enfoque nas tendências da demanda por produtos e serviços. A jornalista Cynthia Malta responde pela seção.

Do ponto de vista publicitário, o jornal também passa por um bom momento - sua receita deste ano deve superar em cerca de 30% a 40% a do principal concorrente. Como reflexo da boa penetração do Valor, as mais importantes companhias abertas do país o escolheram como o principal jornal para a veiculação de seus balanços e outros atos legais.

Já a tiragem do jornal, atualmente, supera a casa dos 60 mil exemplares, dos quais 50 mil fazem parte da carteira de assinantes. Esses números são validados pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC). Estimativas do Ibope apresentam um número de 200 mil leitores diários, considerando cerca de 3,6 leitores/edição. Com amplitude nacional, principalmente no eixo São Paulo/Rio de Janeiro/Brasília, o jornal já pode ser encontrado na Argentina desde o começo de 2005. O próximo passo é a entrada no Chile.

Para Vera Brandimarte, o balanço dos últimos cinco anos é positivo. Segundo ela, o desafio daqui para a frente é continuar fonte de referência num mundo em que existem milhares de formas de comunicação econômica. "O público do Valor é altamente exigente e, por isso, precisamos ser ainda mais competentes para filtrar as informações mais importantes, analisá-las em profundidade e para continuar dando as notícias relevantes em primeira mão".

Evento - Na segunda-feira (2/5), a partir das 16h00, ocorre na Fiesp, em São Paulo, o coquetel fechado de comemoração dos cinco anos do jornal, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. São esperadas mais de 500 personalidades políticas e empresariais. Os ministros da Fazenda, Antonio Palocci, da Casa Civil, José Dirceu, e da Agricultura, Roberto Rodrigues, são presenças confirmadas. As autoridades serão recepcionadas por João Roberto Marinho e Luis Frias, acionistas do Valor.

Produtos ampliam a cobertura diária - Como complemento da sua cobertura diária, o jornal aposta na criação de novos produtos editoriais, em diversas áreas. São revistas, livros, suplementos e anuários que ampliam o escopo de atuação do Valor Econômico e que o transformam num produtor multimídia de informações econômicas.

A equipe editorial do Valor produz hoje três títulos de revistas: a Estampa, com periodicidade mensal, foi inspirada em publicações européias e tem como enfoques principais consumo e estilo de vida; veiculada a cada três meses, a revista Valor Investe traz uma ampla cobertura de investimentos e aplicações pessoais, com rankings exclusivos produzidos pela Standard & Poors; e a Valor Setorial, com publicações especiais, analisa cuidadosamente os movimentos e as tendências de setores específicos da economia brasileira - já foram desenvolvidas edições sobre os segmentos de energia, indústria plástica, petróleo e gás, entre outros.

O Valor também publica anuários: o Valor 1000 classifica as 1000 maiores empresas instaladas no país de acordo com a receita líquida; o Valor Financeiro oferece uma radiografia do setor, apresentando rankings detalhados de bancos, seguradoras, fundos de investimento, financeiras e companhias de leasing e de cartão; o Valor Carreira premia as melhores empresas na gestão de pessoas; e o Valor Grandes Grupos destaca as 200 maiores organizações do País. A Executivo de Valor é uma publicação anual, lançada por ocasião do principal prêmio distribuído pelo jornal, que se tornou o Oscar do meio empresarial.

Livros redigidos na forma de guias também são produzidos pelos editores do jornal. O produto teve na sua primeira edição o Guia Valor Econômico - Finanças Pessoais, da jornalista Mara Luquet, que vendeu cerca de 100 mil exemplares. Depois da bem-sucedida estréia, outros temas foram abordados ao longo dos últimos anos, como imóveis, marketing, tributos e e-commerce. A Biblioteca Valor e os Livros de Valor, que abordam temas econômicos específicos, também fazem parte da plataforma de conteúdos do jornal.

Reconhecimento - O envolvimento do jornal com temas de responsabilidade social é uma das marcas do veículo. "O Valor, desde seu nascimento, sempre se esforçou para dar a devida cobertura para as iniciativas socialmente responsáveis, inclusive concedendo prêmios", comenta Brandimarte.

Dessa forma, o Valor Econômico reconhece a excelência da atuação de executivos/empresas e atores sociais que são relevantes para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. De acordo com a sua política editorial de garantir transparência na apuração das informações e na entrega dos prêmios, o jornal mantém parcerias com instituições renomadas para definir os ganhadores.

Dedicado a estudantes universitários, o Ethos-Valor premia monografias de conclusão de curso cujos temas são relacionados à responsabilidade social. E há finalmente o Valor Social, que homenageia as empresas que desenvolvem ações com a comunidade e de respeito ao meio ambiente, ao consumidor e à qualidade do ambiente de trabalho.

Mais informações

FSB Comunicações - (11) 3061-9596
Rafael Faro / rafael.faro@fsb.com.br (11) 8304-3434 - Selma Orosco
selma.orosco@fsb.com.br (11) 9963-7049