"Vai ser bem inusitado", diz criador de Dilma Bolada sobre encontro com a presidente

“Sou linda, sou diva, sou Presidenta. Sou Dilma! Sou uma sátira, se você não sabe o que é uma sátira, pega o número da fila do Bolsa Escola”

Atualizado em 16/08/2013 às 14:08, por Igor dos Santos*.

, assim se define o perfil Dilma Bolada, um fake da presidente Dilma Rousseff, que conta com mais de 473 mil likes em sua página no e mais de 138 mil seguidores no .
O criador Jeferson Monteiro (23) afirma que não sabe o motivo que o levou a compor a personagem. “O nome de usuário [Dilma Bolada] surgiu porque era muito parecido com o da Dilma. Depois, eu comecei a escrever uma coisa ou outra e vi que as pessoas se interessavam. Muita gente via e compartilhava. Logo, eu vi que a página tinha um potencial e decidi explorar isso. Mas jamais imaginei que daria nisso tudo”, afirma.
Sobre o sucesso da paródia, o jovem acredita que um dos motivos é o fato de a página “trabalhar com o imaginário das pessoas sobre como é a vida da presidente” e “pelo fato da Dilma ser uma pessoa bem reservada”.
Monteiro conta que muitas pessoas já acreditaram que o perfil fosse a página oficial da presidente. “Isso acontece [as pessoas confundirem o fake com a presidente]. Já veio muita gente fazendo pedidos, dando informação, sugestão, fazendo elogios”, diz.
“Tem um público que sempre acompanha a página, que são fãs mesmo. As pessoas entram mesmo na brincadeira e acabam ajudando a construir a personagem”, diz Monteiro.
O estudante de publicidade diz que não experimentou grandes mudanças em sua rotina tendo que atualizar o perfil diariamente. Ele conta que a única alteração é que agora tem que acompanhar as notícias do Planalto para atualizar com informações recentes. Inclusive, ele acredita que as pessoas passam a ficar mais informadas, pois, mesmo que recheadas de humor, suas postagens falam de notícias factuais. “Acaba sendo uma forma diferente de informar as pessoas”, afirma.
Sobre o possível encontro entre Dilma Bolada e a verdadeira presidente, Monteiro conta que ainda não há nada concreto e que acabou sabendo do assunto por meio da imprensa, mas o jovem diz que imagina que o encontro, caso aconteça, será divertido.

“Acho que vai ser algo descontraído e bem tranquilo. Espero ter a chance de conversar um pouco com ela, contar como as coisas aconteceram, dar algumas sugestões. E eu acho que vai ser bem inusitado. Por tudo o que aconteceu, acho que vai ser bem legal”, conta.
Monteiro não sabe ao certo por quanto tempo pretende levar a página, mas que o fake deve continuar enquanto a “Rainha da Nação” vingar. “Enquanto estiver fazendo sucesso, vou levando”, conclui.

* Com supervisão de Vanessa Gonçalves