Usuários que acusaram quebra de privacidade poderão processar o Google no Reino Unido

A Justiça da Inglaterra decidiu, na última quinta-feira (16/1), que o Google poderá ser processado em solo britânico por denúncias de invasão de privacidade.

Atualizado em 17/01/2014 às 18:01, por Redação Portal IMPRENSA.


Segundo o Consultor Jurídico, a quebra de privacidade atingiu usuários do Safari, navegador usado nos aparelhos da Apple, como o iPhone e o iPad. Uma brecha no sistema permitia que o Google monitorasse os sites frequentados e traçasse um perfil dos usuários. De posse dessa informação, a empresa conseguia disponibilizar anúncios que se encaixassem nas preferências do internauta. O monitoramento aconteceu entre 2011 e 2012.
Em agosto do ano passado, após uma série de ações movidas por usuários ingleses, o Google reclamou que não poderia ser processado na Inglaterra, já que a sua sede fica na Califórnia. Para a companhia, caberia a cada usuário recorrer à Justiça dos Estados Unidos. Porém, a Corte Superior de Justiça da Inglaterra considerou que há brechas na legislação britânica que permitam que uma empresa, mesmo fora do país, seja acionada na Justiça nacional.
Segundo o advogado de um dos usuários que moveram ações contra o Google, pelo menos outras 170 pessoas estavam esperando essa decisão da Justiça britânica para dar início a novos processos.