Uso frequente de redes sociais pode causar depressão em adolescentes, diz estudo
Uso frequente de redes sociais pode causar depressão em adolescentes, diz estudo
O uso excessivo da redes sociais e de salas de bate-papo online pode causar depressão em garotas adolescentes, apontou estudo da Universidade Stony Brook, de Nova York (EUA).
O estudo analisou, durante um ano, a vida de 83 garotas de 13 anos e constatou que a troca de mensagens de celular, mensagens instantâneas e redes sociais contribui para que as adolescentes se tornem ainda mais ansiosas, o que pode levar à depressão. No período do estudo, a garotas relatavam seus hábitos nas redes sociais, além da forma como utilizavam serviços de mensagens. Ao mesmo tempo, a pesquisa iniciou uma análise mental das participantes na intenção de encontrar modificações por conta do uso destes serviços, informou o site TechRadar.
"Muita conversa pode ajudar se aqueles envolvidos tem forte habilidade na resolução de problemas, porque isso ajuda a chegar em uma solução e então constrói a amizade. Elas não costumam entender [porém] que a conversa excessiva está fazendo com que se sintam piores", explicou a Joanne Davila, professora de psicologia responsável pelo estudo.
Joanne acrescentou, ainda, que ferramentas e tecnologias disponíveis atualmente, se usadas para debater e remoer desapontamentos emotivos pode levar até mesmo à obsessão. Apesar de o estudo ter sido feito com meninas, Joanne relata que o mesmo comportamento pode ser notado em meninos. Sendo assim a professora faz um apelo aos pais para que imponham limites quanto ao uso das redes sociais.
Leia mais






