UOL lança produto editorial com foco em interatividade e novos formatos comerciais

TAB é formada por uma plataforma que trabalha um tema do cotidiano com profundidade. A primeira edição fala sobre “economia compartilhada”.

Atualizado em 13/10/2014 às 16:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Com objetivo de trazer reportagens, análises e infográficos que aprofundem a discussão sobre um tema da atualidade, o UOL apresenta o , seu novo produto editorial.

A plataforma foi desenvolvida para atrair os leitores a um conteúdo mais denso, e para isso, conta com um espaço de equilíbrio entre a informação e a publicidade. A cada segunda-feira, uma nova edição será veiculada. Em sua estreia, a ferramenta disponibiliza materiais sobre a economia compartilhada, em sincronia com os anúncios da iniciativa.
O formato comercial foi desenhado para gerar impacto nos anunciantes. Além dos conteúdos exclusivos, a plataforma atrai pelo leque de oportunidades oferecidas aos publicitários. Por exemplo, apenas uma marca fica em destaque durante o tempo em que um leitor está no TAB, e, também, a marca pode ser exibida durante três momentos distintos enquanto o usuário faz sua leitura.
Crédito:Reprodução Semanalmente, equipe do UOL trará um tema diferente, com análises e conteúdos interativos Primeiro, com um vídeo em um local de destaque na página inicial do portal. Ou então, em cinco segundos de atenção ininterrupta, no qual a área é destinado à propaganda e não há interferência, o que denota, nestas características, um baixo risco de rejeição por parte do internauta. Há, ainda, trinta segundos de autoplay para o público considerado como um formador de opinião.
"O TAB é a resposta do UOL para a necessidade do nosso público de consumir conteúdo de qualidade em formatos criativos, interessantes e interativos", diz Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL. “Buscamos novos pontos de vista e abordagem sobre temas como sustentabilidade, mobilidade, consumo, comportamento e tecnologia. E é o primeiro produto pensado para oferecer uma grande experiência para o internauta e uma solução de impacto para os anunciantes que acreditam no projeto e investem em conteúdo de alta qualidade”, completa.

As parcerias comerciais viabilizarão a iniciativa. A ideia da plataforma é conciliar os formatos já utilizados pelas marcas brasileiras que demandam baixo custo de produção: comerciais de 30 segundos e vinhetas de cinco segundos. No entanto, é possível criar algo exclusivo. "Estava faltando no meio digital uma solução de mídia que, além de grande alcance, tivesse 100% de visibilidade", diz Enor Paiano, diretor de publicidade do UOL.
“Quando as marcas aparecem no TAB elas não dividem espaço com nenhum outro elemento na página, concentrando a atenção do internauta. Para quem valoriza atenção e engajamento, essa é a solução ideal”, afirma Paiano. O sistema em vigor no projeto do TAB foi desenvolvido por doze profissionais, com habilidades e experiências diferentes, referências em suas áreas de atuação.
O objetivo do site não é apenas gerar cliques, mas prender a atenção do leitor, entre os mais de 4,5 milhões de internauta que visitam o portal pelo computador e os 1,5 milhão que acessam a página por dispositivos móveis. A empresa de telecomunicações Vivo foi a primeira patrocinadora a associar sua marca com o projeto.