Universidades apostam em novos formatos de eventos para atrair alunos
Elementos além da sala de aula são necessários para a formação do aluno. Atividades extraclasses e eventos acadêmicos são importantes para q
Atualizado em 26/10/2017 às 15:10, por
Fernanda Pereira*.
Fernanda Pereira, aluna da FAPCOM e Embaixadora IMPRENSA
ue os estudantes tenham contato com o universo da profissão escolhida e com a realidade do mercado de trabalho. Pensando nisso, as faculdades de comunicação vêm inovando e criando eventos diversificados e atrativos para que os universitários tenham momentos leves e descontraídos de aprendizagem e contato com outras pessoas para a sua formação humana e profissional. Crédito:Portal IMPRENSA O evento Bar Acadêmico, coordenado pelo professor Álvaro Miguel de Britto Saraiva, do Centro Universitário de Barra Mansa – UBM / RJ, surgiu com esse propósito; promover um encontro informal e descontraído entre egressos e estudantes do curso. Isso permite o compartilhamento de experiências daqueles que já conhecem mais de perto a realidade da profissão. Uma das atrações do Bar Acadêmico deste ano foi a presença do jornalista Rafael Henzel, sobrevivente do voo da Chapecoense, para uma sessão de autógrafos de seu livro “Viva como se estivesse de partida”, escrito após a tragédia. A Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP / SP promove anualmente o Cultura FCSAC, evento que incentiva a comunicação e o entretenimento entre os alunos, funcionários e convidados. Para a coordenadora Vania Braz, a tendência dessa atividade é “abrir espaço para apresentação de talentos dos próprios alunos”. Dessa maneira, eles “não apenas gostam de mostrar as suas habilidades, como também assistir aos demais colegas apresentando algo”, completa Vânia.O Cultura FCSAC era um evento promovido apenas por uma turma de alunos, mas despertou o interesse das demais e passou a ser organizado por todas, ultrapassando os limites do bloco da comunicação. “A dimensão e a qualidade melhoraram muito, pois temos mais cabeças pensando juntas e engajadas em fazer o melhor possível”, declara a coordenadora.
Encontrar uma forma diferenciada para planejar os eventos acadêmicos é uma das maiores dificuldades para os organizadores. Na FIAM-FAAM, duas atividades se destacam: a Semana de Comunicação e a Semana de Jornalismo.
Para o organizador Vicente Darde, o diferencial da Semana de Comunicação é a sinergia dos alunos. Chegando à 7.ª edição em 2017, todas as áreas da comunicação trabalham para fazer o evento acontecer. Assim, os alunos podem “compreender a área de uma forma mais integrada, convergente, promovendo a empregabilidade e a inclusão social em um período de profundas transformações no mundo do trabalho e na sociedade”, destaca Vicente.
Já a Semana de Jornalismo, que teve a sua primeira edição no início deste ano, veio com uma proposta diferente para os futuros profissionais que querem fugir dos grandes veículos de comunicação. Ela faz o aluno se sentir mais próximo daquele profissional que está compartilhando a sua experiência.
Além de debater a transformação do jornalismo, os responsáveis procuram promover palestras não somente com grandes nomes de referência no país, mas também com quem vem “criando novos arranjos de trabalho no mercado jornalístico por meio do digital, enfocando principalmente no jornalismo social e comunitário”, finaliza Vicente.
Todos os eventos citados são indicados ao Professor IMPRENSA e estão concorrendo na categoria “ ” pela região Sudeste. Aproveite a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre os projetos e dar seu voto de credibilidade para o trabalho realizado pelos professores e alunos.
Serviço: Professor IMPRENSA – 3ª edição Realização: Portal e Revista IMPRENSA Apoio: Intercom e Jeduca Votação até 31/10 pelo www.portalimprensa.com.br/professorimprensa
*Fernanda Pereira faz parte do projeto " Embaixador IMPRENSA ", uma iniciativa do Portal IMPRENSA que reúne estudantes de Comunicação para um intercâmbio de informações e experiências. Saiba mais .
Saiba mais:






