Universidade do Livro promove curso sobre acordo ortográfico na sede do Anglo Vestibulares
Universidade do Livro promove curso sobre acordo ortográfico na sede do Anglo Vestibulares
A Universidade do Livro promoverá, no dia 3 de dezembro, o curso "O novo acordo ortográfico". Com carga horária de seis horas, das 9h às 12h e das 14h às 17h, as aulas são voltadas para editores, editores-assistentes, redatores, autores, jornalistas, revisores, preparadores de texto, copidesques, professores, publicitários, estudantes de letras, comunicação e jornalismo e demais interessados.
O objetivo do curso é mostrar que a reforma ortográfica interfere na vida prática, desde a redação de uma prova de concurso até a expedição de documentos diplomáticos. Já que as bases do acordo são redigidas em termos genéricos, e não dão conta de sua aplicação palavra por palavra, as aulas explicarão um pouco mais o assunto. Além disso, está em fase de elaboração o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP).
As palestras serão ministradas na sede do Anglo Vestibulares pelo prof. José Luiz Fiorin, que discutirá aspectos políticos e lingüísticos do novo acordo, prof.ª Maria Helena de Moura Neves, que falará sobre a retrospectiva das reformas ortográficas da língua portuguesa, prof. Francisco Platão Savioli (as repercussões do acordo no ensino da língua portuguesa), e prof. Evanildo Bechara, com o tema indefinições do Novo Acordo e tomada de posições pelo VOLP.
O Anglo Vestibulares fica na rua Tamandaré, 596, na Liberdade, em São Paulo. São cem vagas, e a inscrição custa R$ 300,00. Sócios e estudantes pagam R$ 240,00.






