Universidade de Columbia divulga vencedores do Prêmio Pulitzer 2011

Universidade de Columbia divulga vencedores do Prêmio Pulitzer 2011

Atualizado em 19/04/2011 às 10:04, por Redação Portal IMPRENSA.

A lista de vencedores da 95ª edição do Prêmio Pulitzer, um dos mais prestigiosos para a imprensa, foi divulgada ontem, (18). Concedido pela Universidade de Columbia, em Nova York, o Pulitzer premia as produções jornalísticas e artísticas dos Estados Unidos, além de conceder 10 mil dólares aos autores dos trabalhos vencedores. No total, 21 categorias concorrem sendo catorze voltados às produções jornalísticas.
Entre as categorias mais aguardadas, como a de Reportagem Investigativa, a vencedora foi a jornalista Paige St. John, do Sarasota Herald Tribune. O trabalho de Paige foi uma matéria, em que examina as fraquezas do sistema de seguros de propriedade do estado norte-americano da Flórida.
Pela primeira vez em 95 anos, não houve vencedor na categoria de Furo Jornalístico (Breaking News Reporting). Apesar de contar com quatro finalistas: Chicago Tribune , The Miami Herald , o El Nuevo Herald , e o The Tennessean.
Segundo o site , o administrador do prêmio, Sig Gissler, afirmou em coletiva de imprensa que "nenhum dos trabalhos recebeu o suporte necessário para levar o prêmio".
A organização de jornalismo investigativo, ProPublica, venceu o prêmio de Reportagem Nacional por sua exposição de "práticas questionáveis" em Wall Street, quando a crise econômica de 2008 começava a se delinear. O diferencial do ProPublica foi vencer por uma série exclusiva para a Internet. Ao elucidar os leitores acerca das circunstânias complexas que envolviam a crise, os jornalistas Jesse Eisinger e Jake Bernstein utilizaram ferramentas digitais, relata o site journalism.co.uk.
O jornal The New York Times recebeu dois prêmios Pulitzer: Cobertura Internacional e Comentário. O Los Angeles Times também venceu em duas categorias. Em Serviço Público, a matéria do LA Times expunha a corrupção em uma cidade californiana. Na outra, de Fotorreportagem, a repórter Barbara Davidsono retratou a violência de gangues.
Para a lista completa de vencedores, acesse o .
Leia Mais

-